13.6.15

A caminho de Compostela, parte 3 - Uma Noite no Museu

Ponto de partida: León
Distância até Santiago: 305km

Os guias de viagem dizem q a caminhada entre Burgos e León é uma das mais fáceis fisicamente, porém a mais difícil para a mente. Isso porque o terreno é todo plano. Mais de 100km de linha reta por plantações sem fim. Basta andar, mas não há quase ninguém nessa parte da trilha, nenhuma cidade grande, e só campos até onde a vista alcança. Para pessoas que não gostam de solidão, pode ser um desafio e tanto.

Fizemos esse trecho de ônibus, e foi muito estranho pensar que levamos pouco mais de uma hora pra fazer um trecho que se leva quase 4 dias andando. Entramos em León umas 5 e pouco, e fomos direto para nosso hotel, o Hostal de San Marcos.

Há vários séculos, esse prédio era um hostel e hospital de peregrinos do Caminho de Santiago. Depois, tornou-se a sede da Ordem de Ssntiago. O prédio tem sua própria igreja, seu próprio coro, clausura, uma infinidade de pinturas... É como passar a noite em um museu. Jantamos no hotel mesmo. Apesar de ter virado um empreendimento privado, ainda dá desconto para peregrinos. Dormimos que foi uma beleza!

No dia seguinte, fomos (debaixo de chuva) visitar a Catedral de León, que muitos dizem ser a mais bonita da Europa. Se é a mais bonita, não sei, mas é impressionante. Construída em estilo gótico, tem os arcos colocados de maneira que seguram toda a estrutura, e as paredes são todas de vitrais. É muito colorido, e mal dá pra acreditar que um prédio tão alto fique em pé tendo tantas paredes de vidro. Com a tecnologia existente em 1205. É de cair o queixo.

Catedral, por fora e por dentro

Assim como na Catedral de Burgos, alugamos os foninhos de audioguia para saber mais sobre o lugar e pegamos um carimbo pra a credencial. Depois andamos pelo centro da cidade, que é bem moderno, visitamos alguns outros prédios históricos e voltamos para o hotel. Ainda tinha várias salas que não tínhamos visto. Além disso, tínhamos de fazer checkout e também pegar mais um ônibus Alsa para a próxima parada, a cidadezinha não muito conhecida de Ponferrada. E lá vamos nós!

Nenhum comentário: