14.6.15

A caminho de Compostela 4 - O Castelo Templário

Ponto de Partida: Ponferrada
Distância até Santiago: 205km

Após passarmos na estrada muito perto da catedral de Astorga e ficarmos sentidos que não pararíamos para visitar aquele lugar, nosso busão chegou a Ponferrada ainda no meio da tarde (porque fica claro até bem tarde). Não tínhamos hotel reservado, não conhecíamos o lugar, só sabíamos que tínhamos de visitar o castelo templário. Ponferrada é uma cidadezinha bem pequena no vale de El Bierzo, e se alguém já ouviu falar dela, é porque lá fica um Castelo Templário, o maior ao longo do Caminho de Santiago. Sendo o Clinton um fã da história das Cruzadas e eu fã de tudo que é medieval, tínhamos de parar aqui. Andamos um bocadinho até chegar onde fica o Castelo, e vimos que logo ao lado tinha uma pousadinha. Parecia meio mequetrefe à primeira vista, mas qualquer hotel de marca (tipo, Marriot ou Accor) ficava tão longe que resolvemos ficar por ali mesmo. E era bom, pq sabíamos que assim que começássemos a caminhar, seriam só pousadinhas e abrigos.

E até q a tal pousadinha "La Virgen de la Encina" nãao era ruim não, é só pq a frente dela tinha tanta janela, mesinha, gente q parecia bagunçada. Mas pegamos um quarto no andar mais alto q era bem bonitinho. Só demorava a ter água quente - mas água quente numa cidadezinha no meio do nada é luxo, vai.

Cadeamos nossas coisas, trancamos as mochilas dentro do guarda-roupa (quem não tem cofre, caça com guarda-roupa!) e fomos visitar o Castelo, que ficava a menos de 20 metros da pousada.

Nossa pousada era do lado da casa amarela, e o castelo tava ali, logo à direita.
Olha que lugar lindoooo!:D
O Clinton disse ter ficado impressionado com as capacidades defensivas do lugar, e que mesmo hoje seria difícil invadir o castelo.

Os móveis não estão mais lá, mas todas as muralhas e salões sim. Não é um castelo de conto de fadas, mas sim um castelo militar. Era feito pra ter espaço de treinamento e pra defender a região. Totalmente diferente de um Versalhes. Aliás, por causa desse lugar, aprendi a diferença de castelo e palácio. Castelo é para defesa, palácio é para ser bonito e ter eventos.

Dá pra ver os dois lados do rio e a cidade toda lá de cima.

Depois de um bom passeio lá por dentro, onde conhecemos o peregrino Jim, um senhorzinho de cabelo branco dos Estados Unidos, fomos jantar atrás da igreja da Virgen da Encina, onde havia vários restaurantes. Uma moradora do lugar que me explicou que Encina é uma árvore, e a igreja se chama assim porque acharam uma imagem de Maria escondida num oco por ali.

No restaurante de tapas, as porções eram tão grandes que tivemos de chamar o Jim e a amiga dele para nos ajudar a comer. Ainda ganhei um abraço do garçom, quando disse que era do Brasil. Ele disse que a mãe dele era brasileira, mas ele nunca teve a oportunidade de ir visitar o país. Outros peregrinos que estavam lá acharam lindo, emboram não tenham entendido o que estava acontecendo.

Aliás, ali nós vimos bem mais peregrinos do que nas outras cidades, tanto pé quanto de bicicleta (os 'bicigrinos'). Talvez porque já esteja mais perto. Foi também um lugar onde o caminho estava muito bem demarcado. Para nós, a caminhada começaria no dia seguinte. Estávamos empolgadíssimos!

É só seguir a estrada de setinhas amarelas, Dorothy!