12.6.15

A Caminho de Compostela, parte 2 - Começamos bem

Ponto de partida: Burgos

Distância de Santiago: +-450km

Chegamos em Burgos no meio da tarde, e na rodoviária já aprendemos a usar as máquinas de bilhetes da Alsa, a empresa de ônibus. Compramos a passagem para nossa próxima parada e fomos caminhando na direção do hotel.

O Caminho de Santiago "tradicional" inteiro tem quase 800km de comprimento, começando na borda da França com a Espanha. Em geral, as pessoas levam de 30 a 40 dias para fazê-lo inteiro. Quem andar mais de 100km (uma caminhadinha bááásica) ou pedalar mais de 200km ganha um certificado no final. Como não tínhamos mais de 3 semanas pra tirar de férias, decidimos que íamos visitar algumas cidades importantes do caminho de ônibus, ao longo da região de Castilla y León, depois andaríamos toda a região da Galícia (cerca de 150km). A primeira parada, que se mostrou uma bela escolha, foi Burgos.

Nosso hotel, o Palácio de Burgos, era um antigo monastério. Os quartos eram bem pequenos e estreitos, por serem antigos quartos de padres, mas LINDOS. Meu deus, que coisa maravilhosa. E o banheiro tinha banheira. Foi um hotel meio caro, mas pro cansaço que estávamos, foi uma benção.

Cada um tinha TRÊS travesseiros :D

Saímos para passear pela cidade, que começa no Arco de Santa Maria, após uma ponte bem na frente do hotel. Passando o arco, que é lindo por si só, você chega na catedral, que é o desbunde da belezura.

Entramos, olhamos o lugar por três horas e tivemos de sair meio correndo sem ver tudo pq estavam fechando a igreja. Cada capela, cada detalhe era bonito. Burgos era uma cidade muito rica na Idade Média, então a catedral foi construída com muitos detalhes e capelas para vários santos.

Eu não sou católica, mas não acho que seja necessário ser religioso pra apreciar uma construção como aquela. Além disso, depois q voltei, um conhecido (que tbm não é católico) disse não ver sentido em construir prédios tão grandes e gastar tantos metais preciosos pra agradar a Deus ou a santos. Minha opinião sincera sobre isso é que realmente, não é necessário. Mas a arquitetura é bonita, a pintura e as esculturas são lindas. E se alguém se dedicou a esculpir cada uma daquelas coisinhas lindas na pedra, ou se uma cidade inteira se uniu pra pagar um Rafael ou um El Greco para pintar um mural, com boa intenção, pq isso era importante pra eles, isso tbm não é bonito?

Não vamos entrar aqui nos detalhes de "ah, mas tem casos em que levaram dinheiro das pessoas, enganaram com promessas loucas e blá blá blá". Claro que tem. Mas olhando pra essa cidade como patrimônio histórico, não tem como não se impressionar.

A praça central da cidade, com seus predinhos coloridos.

Fomos jantar num restaurante de Tapas recomendado pela recepcionista do hotel. Tapas são o equivalente dos nossos petiscos ou salgadinhos, e vc paga por unidade ou porçãozinha. Pegamos um mini-sanduíche, um misturadinho de anchova grelhada com algum vegetal e mais uns beliscos, todos esquisitos, mas deliciosos. E ainda estava passando na tv um jogo do Barcelona, o que deixou o lugar muito animado. Andamos mais um pouco pela cidade e só depois fomos dormir. Era umas 21h, mas ainda estava claro.

No dia seguinte, voltamos cedo para terminar de ver a catedral por dentro, e tinha capelas maravilhosas. Também pegamos nosso primeiro selo na Credencial de Peregrino. A credencial é um documento que todos os peregrinos carregam, e tem de carimbar (com data) conforme passam por cidades diferentes, para conseguir provar que caminharam por aqueles lugares. Pegamos as nosss em Florianópolis no ano passado (loja Capitão Malagueta), mas tem lugares em SP e em várias outras cidades que têm também.

Depois da catedral, andamos pela cidade toda, subimos uma ladeira até o mirante, de onde era possível ver a cidade de cima. Tinha também vários ninhos de cegonha! Eu nunca tinha visto uma cegonha de verdade!

Um ninho enooorme!

Fomos almoçar num restaurantezinho simpático chamado Amarillo, onde o menu del dia custava 10 euros. Menu Del Dia é uma seleção de entrada, prato e sobremesa, geralmente com uma bebida. Escolhemos sopa, pasta, paella e bife. Pra beber, eu pedi vinho branco e o Clinton pediu tinto. Nós nunca íamos imaginar q, por quele preço, o almoço viria com GARRAFAS de vinho, não copos. Caímos na risada... Comemos bem, o vinho era bom (mas nunca que íamos beber duas garrafas, nossa =o.O=) e trocamos uma das sobremesas por uma garrafa de água. A comida estava ótima e recomendamos muito! :D

Aí fomos depois do almoço visitar alguns outros lugares, e nos deparamos com um hábito espanhol q tínhamos esquecido: a siesta espanhola. Tudo fechado até as 17h. Então passeamos pela cidade meio fechada (fomos a um monastério real gigantesco, onde princesas e meninas nobres viravam freiras), pegamos nossas coisas no hotel e entramos no ônibus para nossa próxima parada. A capital de Castilla Y Leon, a cidade de León.

Dani disse...

Lindas as suas palavras sobre as construções sacras. Realmente não precisa ser católico, porque a arte em si é maravilhosa em seu conceito e execução. =) Arquitetura e arte em sua forma mais dinâmica e encantadora.