9.6.15

A caminho de Compostela, parte 1 - "Você comprou a mais barata, né?"

Vou começar a contar, aos pouquinhos, como foi nossa peregrinação até Compostela. Fazia muito tempo que eu queria fazer essa caminhada. Não sei de onde veio a ideia. Faz muito, muito tempo mesmo, e eu não lembro porque razão eu decidi que queria ir. Uma das lembranças mais antigas que eu tenho é do Paulinho da Maria Marta contando que tinha feito essa caminhada, uma vez que fui na casa deles no Santa Mônica. Eu tinha, no máximo, uns 12 anos, mas acho que era mais nova. Anfã, daí vocês tiram que esse item tá na minha lista de viagem a fazer há DÉCADAS.

Num fórum online que participo sobre o Caminho, dizem que "a caminhada começa quando você decide ir". Bati o martelo no fim do ano passado, qdo vi uma liquidação de passagens para a Espanha pela Emirates. O preço de ida-e-volta pra mim e pro Clinton estava mais barato do que a passagem normal pra uma pessoa. Foi qdo eu decidi "essa chance não posso perder". O Clinton, que não conhecia o Caminho antes de eu comentar, estava empolgadíssimo - ele curte trilha, viagem e História. Era a combinação perfeita: eu tinha férias pra tirar, um parceiro de caminhada, dinheiro guardado e passagens baratas. Mais mole q isso, só sentando num pudim.

O dia de viajar demorou, mas chegou. No meio tempo, treinamos caminhada, compramos equipamento que faltava, fizemos até aula de espanhol. E bora pra rodoviária, pegar busão pro aeroporto de Sydney!

Chegando lá, uma surpresa. A passagem tinha sido muito barata por uma razão. Era Sydney-Madri via Dubai, com escala em BANGCOC. Vocês têm noção do balão que fizemos pra chegar, né? Foram 40 e poucas horas de voo, e eu só pensava no Sandro e na Andrea, discutindo sobre "as passagens mais baratas". Não acabava NUNCA aquele voo. Vi 4 filmes e comi as coisas mais malucas, porque a Emirates adapta o cardápio de acordo com o país. Na saída de Bangcoc, o café da manhã foi macarrãozinho com camarão ao alho. Com café, leite e pãozinho, pra ninguém ter dúvida q era café da manhã.

Outra coisa que diziam muito no fórum era "ser agradecido pelo que o Caminho lhe dá". Quando estávamos saindo de casa, eu comentei com o Clinton que tinha esquecido de comprar um caderninho para fazer as anotações da viagem. Ele disse: "não se preocupa, eu tenho um que posso te dar". Aí ele me deu um caderninho do exército, verde, manchado e velhinho, todo feiosinho, coitado. Eu fiquei desapontada, porque queria anotar essa viagem num caderninho bonito. Mas aí lembrei do 'agradeça o que o caminho lhe dá', e pensei: "antes eu não tinha caderno. Agora eu tenho um, que é feinho, mas que aguenta tranco. Ok, eu devia mesmo estar agradecida". Primeira lição, aprendida.

Quando chegamos em Madri, completamente zuretas e tortos, ficamos bastante surpresos em como foi fácil organizar nossa vida: ganhamos um chip de celular pré-pago de uma operadora que estava fazendo propaganda no aeroporto, ativado na hora. Guardamos uma mala na consigna (depósito), para buscar depois que terminássemos a trilha (ia custar caro, mas era fácil e seguro). E dali mesmo tinha saída de trem para Burgos, que seria nosso primeiro destino. Compramos as passagens e ali mesmo começamos a encontrar peregrinos que, como nós estavam chegando. Um alemão que fazia o Caminho pela segunda vez deu umas dicas de Burgos, e nós demos umas dicas pra um casal de brasileiros de Curitiba que ainda precisava arranjar telefone.

E lá fomos nós, pela estrada linda que vai para o norte da Espanha. Camberra-Sydney-Bangcoc-Dubai-Madri-Burgos, e finalmente nosso caminho começou! :D

Um comentário:

Carmen disse...

Estou empolgadíssima para ler teu relato!!
E sabes a razão????
Porque adoro tua forma de relatar tuas experiências em viagens.
Embora já tenhamos conversado muito sobre a viagem tenho certeza que terei Muitas surpresas na leitura!!
Então "bora" aguardar os mesmos!!!