8.2.15

Pá no Camboja, parte 8 - A antiga capital

Obrigada por lerem até aqui, vocês repararam que o primeiro dia foi longo, né? O segundo foi bem menos punk, fiquem tranquilos. Tomamos nosso café da manhã no hotel, então tinha pão, manteiga, suco de laranja, de maçã e panquecas com calda. Não mais q isso, mas também não precisa mais q isso, né? Yay, o dia não começou com curry! :D

Saímos do hostel e nosso esfoçado Trun estava na porta, nos esperando com seu tuk-tuk roxo. Nossa primeira parada eram as ruínas dos templos da primeira capital Khmer, chamada Roulos. São templos pequenos se comparados aos outros, e muita gente nem os visita. Mas eles ficavam bem no caminho de um templo grande que queríamos ver, então, porque não, né?

O primeiro templo, chamado Prea Ko ('Vaca Sagrada', disseram que significava), foi onde bati a foto com a estátua da vaca e as crianças. Está bem demolidinho, mas era onde ficava o primeiro palácio real da região. Tem seis torres, e você sabe direitinho quis eram para os reis q quais eram as das rainha. Isso porque dos reis têm guerreiros entalhados, e as das rainhas têm Devatas.

Um templinho miúdo pra começar o dia.
O segundo templo, Bakong, não era para reis e sim para os deuses - mais especificamente, Shiva. Foi o primeiro templo montanha da região, e como você pode ver na foto abaixo, é muito, MUITO alto. A pessoinha de amarelo (nada discreto) sou eu.
- Mãe, olha eu aqui!

Essa foto foi engraçada... Quando eu vi a altura do templo e que tinha uma portinha lááááá em cima, falei imediatamente pro Clinton que queria uma foto e disparei escadaria acima. Foram muitos lances de escada, super inclinados. Eu corria, parava, subia, corria, subia, respirava, e depois de sei lá quantas centenas de degraus cheguei lá em cima, bem arfante.

Pois quando eu cheguei na portinha, que eu levanto a cabeça e olho lá dentro, Buda estava olhando pra mim. Eu congelei, e a respiração que tava curta travou de vez.

Não bati foto, mas lá dentro dessa portinha tem uma estátua grande de pedra de Buda, sentado, e vestindo uma toga dourada. Não sei descrever o gelado que cruzou mui corpo quando dei de cara com ele no 'alto da montanha'. Mas foi bem impressionante e paralizante. A ponto de eu ouvir o Clinton perguntando, lá de baixo: "você vai ficar de costas pra foto?"

O passeio em Roulos foi rápido, porque tínhamos duas horas de estrada à frente. O destino? Beng Malea, o templo gigante em ruínas.

2 comentários:

Celina Luiza disse...

<3
a cada post estou chegando a conclusao que preciso realmente conhecer o camboja...
e nooossa! soh imaginando o gelado que foi! =)

disse...

Fico feliz que esteja gostando! O lugar é muito mágico mesmo, recomendo a todo mundo!