5.10.10

As aventuras da Pá na terra do Henry VIII, aquele fanfarrão - 11º dia

O dia amanheceu com cara de frio, então já coloquei o suéter vermelho logo cedo. Eram umas 7h30 qdo acordei. me arrumei, tomei um suco e fui com a Helene até Waterloo, onde pegamos o trem pra Hampton Court. A viagem leva cerca de 40 minutos e o trem é bem novo, embora pareça uma lata de óleo Violetera por fora. Fomos conversando, especialmente sobre a família e o trabalho da Helene (detalhes que não conto aqui, afinal, o blog é sobre a minha vida, não a dela, né?).

Hampton Court é uma cidadezinha minúscula. Praticamente é só o castelo, que é enorme. tem duas alas: uma gótica (sensacional) e uma barroca (legal). Na ala gótica foi onde o Henrique VIII viveu com suas 6 esposas: Catarina de Aragão, Ana Bolena, Jane Seymour, Ana de Cleves, Catherine Howard e Catherine Jane Parr. Acho que o cara era meio virado por Catarinas. moraram lá também os filhos: Eduardo (filho de Jane, que morreu moleque), Maria e Elizabeth (filhas de Catarina de Aragão e Ana Bolena,que viraram rainhas). Ô familiazinha complicada.


O pátio do palácio é impressionante, todo em cores avermelhadas, e a parte onde faziam as cmidas também. pelo menos 70 peças de carne por dia. E sem água corrente! Nos aposentos, muita seda, e até uma privada de veludo num banheiro. A ala 'nova', onde viveram os reis William e Mary, uns 150 anos depois, é mais sem graça, tem pouca decoração. pra compensar, tem trocentos quadros de Rubens e 4 quadros gigantes de rafael - um deles, cópia de um que está no museu Victoria & Albert.

Tava tão frio lá que além do pulôver eu passei o dia com uma veste que eles emprestam para os visitantes andarem em estilo medieval. Adorei. A Helene também pegou uma e batemos várias fotos, porque ela esqueceu a máquina dela. Almoçamos umas tortas medievais com carnes e queijos e passamos do palácio para os jardins. Amei os jardins. Tinha tanta flor linda, topiarias e estátuas! Tinha também um labirinto daqueles de planta, muito legal. Demos algumas voltas e depois nos preparamos pra voltar. Comprei um ursinh com roupa de Henrique VIII - carinhosamente batizado de Henry The Bear e fomos para a estação de trem.

O trem tinha acabado de sair. A Helene comprou uns postais, eu comprei um kitkat e admirei os Twix Extra que vendem aqui. A volta foi tranquila. Descemos em Waterloo e fomos para King's Cross, pra bater fotos na estação do Harry Potter. Mas tava tudo em reforma! Não só a plataforma 9 (e 3/4), mas TODAS!) Tirei fotos de dentro, e também da estação St. Pancras, que é do lado. E decidomos ir ao Britissh Museum, que ficava ali perto e hoje ia ficar aberto até um pouquinho mais tarde.

A entrada do Brittish Museum (que é de graça) lembra um templo grego, e dentro ele tem um teto lido! Lá tem uma coleção enorme de coisas gregas e egípcias. Vimos a Pedra de Roseta (achei emocionante), e um templo maravilhoso em homenagem às Nereidas. Tinha uma parte maia e asteca também, mas foram Egito e Grécia que me chamaram a atenção. Nenhuma das estátuas gregas sobreviveu à censura da Igreja, coitadas. Todas sem 'pipiu'. Saímos de lá tortas de fome e cansadas, mas não achamos nenhum lugar pra comer. Então fomos até o Covent Garden, onde tem vários restaurantes, e achamos uma cantina bem bonitinha, a Bella italia. Pedi um Penne a Diavola, onde a pimenta do pepperoni era suavizada por uma bola de mascarpone. delicioso. Voltamos pro hotel, passei as fotos pro pen drive da Helene e escrevi pra casa.

Tomei meu banho e a Ana chegou convidando pra ir amanhã em Portobello Road com as outras brasileiras. porque brasileiro aqui sempre anda em grupo *lol*. Eu acho que vou com elas, ainda não sei. Tenho de decidir se vou a Canterbury ou não. Se for, acho que só tem busão domingo, então preciso resolver logo. Hora de mimir.

Nenhum comentário: