24.9.10

As aventuras da Pá na terra do Chá das 5 - 3º dia

Acordei me sentindo renovada às... 00h30. Por um momneto olhei no relógio e achei q era meio dia, mas q nada. O fuso q tava louquíssimo. Enrolei na cama até umas 2 da manhã e voltei a dormir. Acordei de novo às 8h e fui tomar café com a Emily.

Tem outras 3 francesas no nosso quarto, uma mãe com duas filhas, mas elas não falaram conosco ainda. Tomei meu iogurte 'virtualmente livre de gorduras e saí para conhecer Westminster, o bairro onde ficam o principais pontos turísticos de Londres, como o Big Ben.

Da escadinha dometrô, já dava pra ver a London Eye (uma das maiores rodas-gigantes do mundo) do outro lado do rio. Ué, mas cadê o Parlamen.... BLEM BLEM BLEM. Grudado nas minhas costas estava o Big Ben! É muito grande e bonito. Logo do lado, fica a Abadia de Westminster. Entrei lá e peguei um guia-fone.

Esses guia-fones são bem legais. É tipo um celular. Vc vai andando pelo lugar e, qdo vê uma placa com um número, vc digita no guia-fone e ele narra uma explicação sobre o lugar. E qual não foi a minha surpresa qdo eu liguei meu guia e ele me disse: "Hello, I'm Jeremy Irons, and I'll be your guide today." Tuuuudo explicadinho, com aquela voz sensacional.

Tem uma penca de altares e túmulos. deve ter pelo menos umas mil pessoas enterradas aqui. Pareipra tomar um café pisando num tal Bispo William Boyd, coitado. Aliás, a temperatura despencou. Dei um tchauzinho pro Charles Dickens e pro lord Byron (não achei o Lewis Carrol). Na saída, encontrei mais alguns amiguinhos q me deixaram de queixo caído. "Só" Charles Darwin e Isaac newton, com monumentos enormes, e Faraday e Joule em túmulos menorzinhos. o céu aqui em cima da abadia deve ser bem movimentado.

Corri de volta pro hotel pra colocar mais um casaco e um cachecol, e falando com o Beto, recepcionista, consegui comprar um ingresso 'restolho' pra 'Love Never Dies', a continuação do Fantasma da òpera escrita pelo Andrew Lloyd Webber. Não foi barato, mas consegui comprar com 30% de desconto um ingresso pra ficar na ´platéia A' da apresentação daquela noite. Neeem fiquei feliz :P Aí almocei num Pret a Manger na rua do metrô. Bem que a Cris tinha comentado que tinha essas 'lojas de comidinhas' em todo lugar. Tô a 24h na cidade e já vi umas 8 dessas.

Voltei pra Westminster, fiz uma visita rápida à Torre das Jóias, parte do Westminster Palace que sobreviviu ao incêndio de 1800 e poucos, e fui fazer uma visita guiada pelo Parlamento. Londres não tem lá muita sorte com fogo não. Não tem quase nada medieval na cidade, porque ou queimou no incêndio de 1600 ou no de 1800.

Pena que não pode bater foto de nada por dentro, porque o prédiodo parlamento é a coisa mais linda. Não entendi os detalhes do funcionamento da Câmara dos lordes e dos Comuns, mas que aquilo é demais de lindo, é. Os mesmos detalhes q tem do lado de fora tem do lado de dentro. É bem mais rebuscado que o Mosteiro de São Bento, por exemplo. Gostei da sala das princesas, onde metade do espaço é só pras esposas de Henrique VIII. Como explicou a guia, "divorciou, matou, morreu, divorciou, matou, morreu."

De lá, fui andando rápido até a Catedral de Westminster. Peguei uma típica chuvinha e infelizmemte a torre já tava fechada, mas deu pra dar uma volta pela nave da igreja feita com 2 milhões de tijolinhos laranja. Fiz um lanche rápido (e mega-apimentado) no McDonald's e corri para Charing Cross, onde fica o Adelphi Theatre. Sentei na minha cadeirinha e esperei. let the opera begin!

22h - Nossa, o musical é muito lindo! Não é o fantasma, que é maravilhoo, mas é muito legal, tem boas músicas (aquela da loirinha que chora, no show da China) e um final meio chocante. Na real, eu não gostei do final, mas buenas. Comprei o livro de partituras, na saída, e voltei pro hotel duplamente feliz e moída.

3 comentários:

Alandria disse...

Nossa, relatos mil, hein? Li os três primeiros de uma vez só, hoje, e estou adorando! Estava pensando nisso de dormir no avião... falam que temos que nos mover de 2 em 2 horas, mas se nos movermos, como vamos dormir? XP E quando você falou em banho, fiquei me perguntando se suas companheiras de quarto estranharam seus "hábitos exagerados" de banho diário... XP De resto, fiquei sinceramente impressionada com a quantidade de coisa que você conseguiu fazer em UM DIA. Fantástico! XP Beijos! o/

tioendy disse...

Hey Mya!

Aquela não é a maior roda gigante do mundo. Não mais, isto é. Claro, tudo depende do referencial. ^^

Mas o motivo do comentário, além de poder dizer que estou curtindo seus posts sobre minha terra de origem, é falar um pouco sobre "House of Lords and House of Commons".

Não vou entrar em detalhes pois também não entendo perfeitamente, mas a diferença é que os políticos do Commons são eleitos enquanto os do Lords são de cargos indicados, hereditários e até arcebispos. Pelo que entendi o mandato dos Lords é vitalício. Um paralelo para nós é Camara (Commons) e Senado (Lords).

O interessante desse sistema, talvez não intuitivamente, é que a ligação dos Lords com partidos é mais branda. Como o cargo é vitalício não adianta um partido ameaçar expulsão. Eles não precisam ficar atendendo populismos. Eles podem falar o que pensam sem medo de perder o cargo. Então muita porcaria que vem do Commons acaba filtrada no Lords.

O motivo de eu saber algo hoje é que li mais no começo do ano uma notícia de um pronunciamento do Lord Lucas contra a indústria fonográfica, que manda uma carta obrigando um sujeito a pagar um dado valor por ter pirateado algo, efetivamente condenando-o sem haver julgamento - nas palavras dele, nada mais do que chantagem explícita e legalizada.

Curiosamente, parece mais provável pessoas do Lords agirem de acordo com o interesse da nação do que as pessoas eleitas, estas últimas muitas vezes pelo dinheiro de empresas e vários outros interesses, não é mesmo? Pelo que entendo eles não podem fazer legislação nova, apenas alterar / vetar o que vem do Commons. Um sistema bastante interessante.

Rule Britannia!

disse...

Endy, obrigada pelas explicações! A parte de indicados e eleitos eu sabia, minha dificuldade era entender quem decidia o quê, lá dentro. Valeu :*

Gi, o ritmo frenético se manteve pelos 15 dias, e não, ninguém chegou a comentar meus 'hábitos excessivamente higiênicos", embora eu fose a única do quarto q tomasse banho toda noite :P
As outras meninas, quando tomavam, era de manhã. Aliás, as coreanas tinham um arsenal de produtos de beleza que era de tirar o fôlego!