19.6.09

A polêmica do diploma e a minha opinião (que como todo esse assunto, gera mais polêmica)

Como várias pessoas me perguntaram o que achei do fim do diploma de Jornalismo, resolvi escrever aqui. Já começo dizendo: sou contra. Não só contra o fim do diploma de jornalismo. Sou contra o fim da exigência de formação em qualquer profissão.

Eu sei que existe gente talentosa que não tem diploma. Eu sei que muita coisa pode ser aprendida trabalhando. Não, não me sinto nem um pouco ameaçada por profissionais sem diploma.

Só acho que eliminar a exigência de diploma era só o que faltava para que fosse legalizado o total achatamento de salários. Categoria não regulamentada recebe menos, isso é fato. Os bons vão ganhar bem? Sim, mas toda uma base será ferozmente achatada. Por mim, claro que podem trabalhar as pessoas sem diploma. Só espero que os veículos preocupados com a qualidade façam uma boa triagem e cortem todos os diplomados e não diplomados ruins.

Na minha opinião, não se torna o mercado de trabalho mais acessível retirando exigências, e sim dando acesso à educação.

E só pra finalizar: eu sou contra, mas abomino o argumento 'passei quatro anos estudando pra nada'. Se a pessoa acha que passar quatro anos em uma universidade só servem pra te dr um papel, esse realmente não é bom jornalista. Universidade abre a cabeça das pessoas, seja o curso que for.

Um comentário:

Nana disse...

Concordo em gênero, número e grau!! rs
Passei rapidinho... depois quero ver com calma.
Bjs