Sete horas na fila
Esse foi o tempo q eu perdi tentando tirar um passaporte. Costumava ser meia hora, antigamente. E o treco ficava pronto em uma semana, agora vai ser em 45 dias.
Minha maratona começou às 10h da manhã, no posto da PF no Tatuapé. Já estava com todos os documentos em mãos, preenchi a ficha, paguei a taxa.... e a menina falou pra eu pegar o passaporte no dia 20 de junho.
Aí eu quase tive um treco. Mas pra ter antes, só se eu fosse na sede, no bairro da lapa. E lá fui eu: metrô, busão, nem sabia onde ficava o lugar, mas o cobrador me explicou. E tinha uma fila gigante na porta, então a chance de ser ali era muito grande.
Foram 50 minutos de fila na porta. Aí entrei e peguei minha senha, a 799. O balcão chamou a 602. Quase chorei, depois de tanto sol na cuca.
Sentei num espacinho de chão que achei no meio daquele vuco-vuco. Aí conversei com um monte de gente, que precisava ir pra um monte de lugares do mundo. Todos ali, na mesma confusão. Idosos e mulheres grávidas tiveram preferência, mas a criançada penou: ficaram na fila com os adultos. Uma tristeza.
.
Depois de umas dus horas, chamaram mais uma equipe de atendimento e levaram um pessoal pra outro andar... aí adiantou uns 80 números, foi muito bom. e finalmente, depois de 3h30 de espera me chamaram.
Pra dizer que meus documentos não serviam.
Nessa hora, eu corri um sério risco de ser presa. Pq afinal, eu estava cansada, passada e furiosa dentro da sede da PF. Mas não houve problemas (obrigada, meus nervos). Caramba, eu fiquei 3h30 numa fila pra mulher me dizer que meus documentos não serviam? Fiquem sabendo: se forem renovar passaporte, aquele papel de justificativa de voto NÃO SERVE, vcs precisam de um papel de quitação da Justiça Eleitoral.
A moça da PF me dispensou e mandou voltar qdo tivesse o papel. Se conseguisse no mesmo dia, podia voltar sem entrar na fila de novo. Aí, fui pegar o tal papel, que pode ser obtido pele internet.
Mas quem disse que o site da Justiça Eleitoral abria? Podem perguntar, metade da fila q estava comigo é testemunha: a área de solicitação de quitações ficou fora do ar durante a tarde.
A única opção restante era achar uma cartório eleitoral. às 16h30, seria bem fácil... a Polícia fechava às 17h.
Pois nessa hora mesmo, saímos em busca de um cartório. Uma moça da fila se ofereceu pra levar todo mudo no carro, um amor. Achamos um no Piqueri, e a cada documento que saía era uma comemoração! Voltamos VOANDO para a pf, e ainda deu tempo de entrar antes que fechassem o portão. Eram 17h10 quando eu consegui meu protocolo de pedido de passaporte... Pra pegar dia 8 de maio :P
Mas enfim, consegui. Tomara q logo eu tenha um bom motivo pra essa correria toda! =^.^=
Nenhum comentário:
Postar um comentário