10.7.15

O Paraíso dos Nerds Medievais

De manhã cedinho, fizemos a baldeação de trem de Madrid para Toledo - é a segunda vez que passamos pela capital espanhola nessa viagem e inda não botamos o pé na cidade! Mas teremos tempo pra isso depois. Agora, nosso destino era Toledo, ex-capital do Império Visigodo, e sede da mais alta hierarquia religiosa da Espanha. A cidade é toda murada, continua preservada como nas épocas medievais. Dois nerds como nós não poderiam passar pela Espanha sem visitar esse lugar.

Lá vou eu, com minha mochila que a essa altura já faz parte de mim.

A cidade já começa bonita na estação de trem. Pegamos um táxi até o nosso hotel, a Casa do Manolo. Recomendadíssimo! Preço bom, lugar lindo logo atrás da catedral e o Manolo, que é o dono, é a pessoa mais fofa. Até nos deu um upgrade de quarto quando falamos que estávamos chegando de Santiago.

Fomos direto para a catedral de Toledo, que é uma das maiores da Europa, e tem uma das esculturas mais lindas que já vi na vida. Se chama 'Transparente' e fica atrás do altar. É uma imagens de anjos em mármore branco e ouro, iluminadas por um buraco no teto. Parece simples, mas só vendo pra acreditar. Batemos várias fotos e ainda assim foi difícil mostrar como aquilo se parece. Aqui vai uma do google pra ilustrar.

E eu não consigo nem fazer um boizinho de batata.

A catedral é toda branca, tem pinturas lindíssimas de el greco, velazquez e mais um monte de tartarugas ninja na sala do tesouro. Enquanto estávamos lá, um músico estava afinando os órgãos para um concerto que haveria de noite. Tivemos o prazer de ouvir músicas como Harry Potter e Senhor dos Anéis num órgão de tubo com acústica de catedral. De tirar o fôlego.

Depois de várias horas lá dentro, fomos almoçar no restaurante Cristo de la Luz, É um restaurante sírio. Achamos o nome esquisito, mas a comida era ótima. Na frente, ficava uma mesquita, também chamada Cristo de la luz. Aí tinha algo estranho, né? Perguntamos o porquê do nome, e descobrimos que durante a guerra da Reconquista, os muçulmanos foram expulsos de Toledo e a mesquita foi toda redecorada com temas cristãos. O teto del, por dentro, é cheio de santos. Hoje ela voltou a ser mesquita, mas não há serviços religiosos prestados lá. Tornou-se um local de visitação para que as pessoas admirassem um tipo de arte e cultura diferente - sem impor o delas mesmas.

Depois fomos à Sinagoga de Maria Branca. Mesma história. Era uma sinagoga judia, aí os judeus foram expulsos (ou forçados a se converterem) e o lugar virou igreja, depois virou quartel e foi até estábulo de cavalos. Não consigo nem imaginar o quanto deve ter sido dolorido. Imagina se a Catedral de Floripa virasse um chiqueiro ou uma plantação de rabanetes de repente?

Uma guia lá dentro explicou que durante o reinado de Isabem e Fernando, em que todos tiveram que se converter em cristãos, foi a época em que a culinária com carne de porco mais cresceu na Espanha. Como nem judeus nem muçulmanos comem porco, os cristãos convidavam essas pessoas pra jantar e, pra testar se elas tinham se convertido mesmo e agora eram 'confiáveis', serviam carne de porco.
Eu achei duma maldade danada. Tá na hora de a gente aprender com essas burrices da história e aceitar mais as pessoas.

Visitamos a capela onde se encontra o quadro do Enterro do Conde de Orgaz, de El Greco, e depois nos inscrevemos e dois tours noturnos a pé pela cidade - porque a gente quase não andou nessa viagem, né?

deu trabalho traduzir tudo pro Clinton, mas pra quem entende espanhol recomento os tours Toledo Mágico e Toledo Sinistro, feitos pela empresa que fica a cinco passinhos da casa do Manolo. Contaram várias histórias dos moradores da cidade, bruxas, alquimistas, e até levaram a gente pra umas cavernas subterrâneas encontradas embaixo das casas.

O guia contou que, durante a segunda guerra mundial, Hitler mandou uma equipe para Toledo para explorar o local e tentar encontrar a Mesa do Rei Salomão. Ele achava q ela estava na cidade porque os Romanos roubaram a tal mesa da Babilôni, e depois os visigodos roubaram a mesa dos Romanos. E quando expandiram seu reino, os visgodos tiveram Toledo como capital por muitos anos. Então a mesa podia estar em algum lugar na cidade.

Se está, ninguém sabe.,p> Paramos de passear era meia-noite, e por sorte na Espanha os lugares ficam abertos até tarde. Comemos um pão com Jamón campeão e fomos dormir, felizes de termos vindo a esta cidade. Amanhã tem mais estrada pela frente.