15.7.15

Em Madri eles sabem como fazer um museu

No dia seguinte, cruzamos a Praça de Espanha com sua estátua gigante de Dom Quixote e fomos todos ao Museu Cerralbo, um lugarzinho pouco conhecido de Madri, mas que é sensacional.

E lá vamos nós!

O Marquês de Cerralbo era um nobre que pelo jeito tinha gosto pras nerdices da época. O 17o marquês, que doou a casa para o governo para que fosse transformada em museu, era digno de uma novela steampunk: no século 19, ele tinha telefones da Ericsson, relógio despertador 'a bateria e um termômetro/barômetro com calendário automático. Além de enormes coleções de arte, armas e joias. Vale a pena visitar a casa dele.

A casa do cara é uma cápsula do tempo! Olha o naipe dessas salas!

E sabe uma das coisas mais legais? Não pagamos nada pra entrar no museu, porque era Dia Internacional dos Museus e a cidade toda estava com visitas gratuitas! Não sabíamos, mas foi uma baita sorte!

De lá, fomos almoçar no MacDonald's na Praça Callao que tem uma vista linda para a Gran Via. Depois, resolvemos aproveitar a promoção dos mudeus e seguimos para o Prado. É 'só' o segundo maior museu do mundo, depois do Louvre. E nossa, como é lindo. Tem centenas de Goyas, Velázques, Rafaels, Bosch... Não pode bater fotos lá dentro, então vai uma ilustração de um de meus quadros favoritos, "A anunciação", de Fra Angelico:

Tudo o que aparece amarelo nessa imagem é na verdade dourado. Delicado. Lindo. O azul, o cor de rosa, as dobrinhas são todas perfeitas.

Nós ficamos SEIS HORAS dentro do Prado. Vários quadros chamaram nossa atenção, como o "Jardim das delícias" do Bosch e "Juana, a Louca" de Pradilla. Não conseguimos ver tudo. Tivemos de sair porque o museu fechou. Mal podíamos acreditar que tínhamos visto todas aquelas obras de arte, algumas da Grécia antiga, a poucos centímetros dos nossos olhinhos. Estávamos na frente de uma pintura de Rafael, provavelmente na mesma posição que ele esteve séculos atrás. Eu acho isso incrível! :D

Ainda cheios de empolgação fomos jantar um ragu delicioso na Gran Via e fomos dormir. Já falei que os travesseiros eram os mais fofos? :D

Um comentário:

Dani disse...

De boca aberta aqui! Cerralbo era o cara manjador, hein? E o sabor do Mc Donald's é bom na Espanha?