Distância de Compostela: 155km
Nosso dia começou com um passeio rápido por Ponferrada e o último ônibus do trajeto. A partir de hoje, a ideia é andar até Santiago. Era cerca de meio dia e 40 quando o ônibus chegou na rodoviária de Piedrafita, a cidade de onde começaríamos a contar somente com nossas perninhas. É o local que consta dos nossos certificados, embora algumas pessoas dissessem que poderíamos ter colocado a partir de Burgos no documento. Achamos melhor não: até ontem éramos peregrinos-turistas, a partir de hoje somos peregrinos 'true' :D
Piedrafita é uma cidade na divida de Castilla Y León com a Galícia. Achamos que seria um bom marco para começar, pois andaríamos um 'reino' inteiro. A cidade é meio fora do Caminho, mas possui uma trilha até Cebreiro - uma cidade bem medieval que é conhecida por ter um das barrancas mais complicadas do Caminho todo.
E os dois gênios escolheram começar aqui. Claro. Que bela ideia.
Por mais que você tenha andado um bocado nos últimos dias, andar 5km morro acima não é uma tarefa fácil. Por sorte não estava muito quente (ou ao menos foi o que pensamos). Fomos devagarinho, bebendo bastante água, e apesar do esforço estávamos mega-felizes e empolgados porque a paisagem era um das coisas mais absurdas.
Era passado das 3 da tarde quando chegamos no alto. Estava até com um bocadinho de neblina lá em cima, e custamos a achar a entrada de Cebreiro. Mas quando entramos, sabímos que estávamos no lugar certo. Era lindo, e acho que foi o lugar mais mágico de todo o caminho.
Cebreiro tem 62 habitantes, 4 hostels de peregrinos, uma lanchonete e uma igreja. E só. Tudo é de pedra, e a igreja é do ano 900.
Tipo, 600 anos antes de os Portugueses chegarem no Brasil, já tinha gente rezando aqui. Paramos e nos juntamos um grupo de peregrinos para pedir proteção. Comemos um bocadillo e tomamos suco de laranja para depois continuarmos andando.
Nossa ideia era caminhar pelo menos até Fonfria, e a partir dali, qualquer cidade a mais era bônus. No fim, como ainda estávamos meio receosos de quanta luz teríamos na trilha, paramos cerca de 18h30 em Biduedo, um finzinho de mundo no meio do mato sem nada, só com paisagens lindas e uma pousadinha. Um rapaz parado na porta disse "ei, aqui é mais caro que nos albergues, mas é bem limpo e quentinho!". Resolvemos parar, e perguntamos de onde ele era, pois o inglês era muito bom.
- Sou de Camberra, na Austrália. Conhece?
QUAL A CHANCE de achar alguém da sua cidade no meio do mato? O Pete e a amiga dele eram australianos, e estavam andando desde a França. Jantamos juntos um Caldo Gallego muito bom (é tipo um sopa de couve) e depois fomos dormir. O quarto realmente era limpo e quentinho. Fomos dormir mega-felizes, pois o dia foi muito bom.
2 comentários:
Maior desafio deste post? Ler o nome da cidade Piedrafita. Li Pediatra, Pedreira... =P
Ahahaha! E vocês encontrando vizinhos! ♥
Dani, eu também custei a engrenar no nome da cidade rsrsrs
Postar um comentário