6.2.15

Pá no Camboja, parte 6 - O Templo das Mil Faces

O Templo Bayon é um das construções mais impressionantes de Siem Reap e provavelmente o segundo templo mais famoso, após Angkor Wat. Ele possui atualmente 37 torres, ms originalmente tinha algo entre 45 e 54. Cada uma delas com pelo menos um rosto gigante desenhado na rocha.

Cada foto foi batida de um lado do templo, com cerca de uma hora entre uma e outra

Andar lá por dentro é como andar pela biblioteca de "O Nome da Rosa". Existem regras para a ordem das salas, que você não entende, e cada uma delas têm um significado, que você não sabe qual é. As paredes, além dos rostos gigantes, possuem entalhes que mostram desde cenas de batalha entre os Khmer e os Cham até cenas domésticas, como mulheres preparando arroz e macaquinhos comendo frutas. Também tem Devatas e Apsaras, mas não tantas.

Não se sabe qual a razão dos rostos gigantes, mas como eles estão entalhados exatamente nas posições dos pontos cardeais, acredita-se que podiam ser guardiões. Foi o templo que o Clinton mais gostou, e meu segundo favorito (Angkor Wat pra mim ainda foi o mais lindo).

-Tá olhando o quê?

Após uma caminhada longa e muita escadaria, descemos do templo Bayon e voltamos para o hostel de tuk-tuk. O caminho passava na frente de Angkor Wat, que é bem visível mesmo de longe, por causa da altura. Fiz uma note mental de voltar lá nos dias seguintes, pra explorar mais. Mas agora era hora de tomar um banho e seguir em frente. Não, o dia ainda não tinha acabado pra nós!

Um comentário:

Carmen disse...

J[a estou come;ando a preparar mentalmente minha viagem para o Cambodja!! Estou encantada com as fotos!!