31.1.15

E já que falei na Angelina

Muita gente faz piada que a Angelina Jolie quer adotar o mundo. Olha, se ela tiver condições, tem mais é que fazer isso mesmo. Dos seis filhos dela, três são adotados, e acho ótimo que essas três crianças estejam sendo bem cuidadas, com mãe e pai. O filho mais velho dela, o Maddox, foi adotado no Camboja.

Não sei se o país tem esquema de adoção internacional, como vários outros da região. Mas digo que depois de ver as crianças de lá, entendi porque tanta gente fala em adotar crianças do Camboja. Acho que foram as crianças mais lindas que já vi no mundo. Os olhos têm tanta vida, e o jeito que elas falam e brincam é lindo demais. Aí você vê essas coisinhas brincando com poeira, no meio da sujeira, e aquilo corta o coração de um jeito absurdo. Toda criança, bonitinha ou não, devia ter um lugar limpo (ou ao menos, com menos risco 'a saúde) pra brincar.


- Olha a vaca!

Elas também são muito simpáticas. Essa foto aí em cima (que cortei o rostinho dos meninos em respeito a eles), eu fui tirar com a estátua da vaca e os meninos vieram posar comigo, fazendo graça. Batemos a foto, porque eles tomaram a iniciativa de se aproximar e posar. No entanto, vimos (várias vezes) pessoas que simplesmente viam uma criança cambojana, achavam bonitinha e batiam foto. Quando nenhuma delas estava posando, ou pedindo pra ser fotografada. Foto das crianças cuidando dos irmãozinhos, foto de criança vendendo cartão-postal... Um total desrespeito, como se eles fossem atração turística. Caramba, são gente! E crianças, ainda por cima! Não são bicho exótico de zoológico.

Fiquei um pouco chocada como algumas pessoas conseguiam se distanciar tanto assim, a ponto de tirar um foto das crianças do mesmo jeito que tiravam das estátuas. Eu só consegui pensar em como aqueles moleques mereciam muito mais do que tinham.

2 comentários:

Carmen disse...

Texto maravilhoso!! A consciência e o respeito ao ser humano é condição fundamental para a sobrevivência da humanidade!!!

Celina Luiza disse...

<3 adorei o post!
acredito que o camboja tenha sim, como em grande maioria dos paises asiaticos...
e eh o mesmo que acontece com as criancas da amazonia..... turista acha que crianca em condicao de miseria ou pobreza eh atracao turistica >.>