24.6.13

Ainda tá na moda ler sobre vampiros?

Uma coisa que eu notei quando fui ao Brasil no Natal, que também tem por aqui, é que as livrarias criaram uma seção especial para "romance sobrenatural" ou alguma categoria similar. Porque 'terror' já não funcionava mais pra esse tipo de livro. A ideia não é mais ficar com medo do vampiro, do lobisomem, quiçá do chupa-cabra. A ideia é que a mocinha 'aceita as diferenças' e rola um super romance entre essas criaturas.

(Tá, pensando bem, a ideia do chupa-cabra nesse contexto é bisonha demais. Deixa ele pra lá)

Não sei se com o fim da série Crepúsculo e dos filmes no cinema, essa seção vai continuar bombando tanto. Será que tem gás pra ser uma seção permanente? Ou será que esses livros vão voltar pra 'romance' e 'terror'? Entrevista com o Vampiro ficava sempre na seção de Ficção e nunca houve problemas.

Fiquei me perguntando isso porque essa semana peguei pra ler os livros da Charlaine Harris, que deram origem à série de tv True Blood. Assisti à 1ª temporada e, sendo muito sincera, não gostei. Eu sei que tem fãs a rodo, muita gente diz que a partir da 2ª temporada fica melhor, mas nah, não gostei. Muita gente bonita, é verdade, em muitas cenas que não precisaram de figurinista, pelo simples fato q ninguém tá usando figurino nenhum :P Mas ai, nem Vampiro Bill sem camisa me convenceu daquele roteiro miadinho, cheio de personagens tomando as decisões mais tontas possíveis.

Por exemplo: Menina está sendo perseguida por uma pessoa que é um serial killer. O que ela faz? Chama a polícia? Não. Corre pro centro da cidade? Não. CORRE PRO CEMITÉRIO! CÊ JURA? Quem corre pro CEMITÉRIO quando tá fugindo de um assassino, por deus?

Exemplo 2: Vampiro Bill some por vários dias. Ele volta e vai encontrar com a menina, que estava super agoniada com o sumiço. Menina está brava também. Ela escuta a história de Vampiro Bill? NÃO! Após uma semana preocupada com ele, ela dá um siricotico e diz "se você não veio falar comigo antes, agora que eu não quero mais te ouvir". (Tá, eu sei que algumas pessoas fazem isso na vida real, mas continuo achando uma songuice sem fim :P).

Mas anfã, Pá, por que raios você pegou os livros pra ler se achou a série tão ruim? Porque achei que se a versão original não poderia ser tão ruim, já que alguém considerou levar isso pras telas. Eu sei que Crepúsculo desmente esse raciocínio (é bobo de qualquer jeito), mas resolvi dar uma chance. Além disso, 10 deles vieram instalados de graça no meu Kobo. Não ia me custar nada.

Já li os livros 1 e 2, e tô na metade do 3. Primeira diferença: no livro as pessoas ficam de roupa muito mais tempo. Segunda diferença: a série de tv tem mais personagens, e não segue exatamente a história do livro. É parecida, mas com mudanças.

E o principal: como no livro dá pra descrever o que as pessoas pensam, as atitudes songas nem ficam assim tão songas. Na tal cena do cemitério, ela explica q a ideia era pegar o caminho mais curto entre a casa dela e a do Vampiro Bill durante a fuga. O fato de ter um cemitério no meio é só o 'toque macabrinho do romance bobo', não uma anomalia de roteiro.

Não que os livros sejam bons. Tá longe de ser alta literatura. Mas também não são ruins. São só rasos. Passam o tempo, acrescentam um pouco de cultura pop ao seu cérebro. Mas nada cuja leitura seja necessária :P

Em resumo: se cair no seu colo de graça, como caiu no meu, beleza, divirta-se. Caso você goste da série, não vá com muita sede ao pote: são produtos diferentes. Mas você provavelmente vai gostar. Agora, se você tá com dinheiro contado, só compre se você for fã do tal gênero "romance sobrenatural". Pra uma bos história de vampiro, Bram Stoker e Anne Rice ainda mandam muito melhor.

Um comentário:

Celina Luiza disse...

Ana, vc disse tudo!!! ;)
eu leio mto historias sobrenaturais, vampiros, fadas, lobisomens....
e te contar, é cinderela travestida ou um crepusculo melhorado. Alguns sao engracados, conseguem criar um universo bom, mas depois de alguns livros vc comeca a ficar com raiva da historia e de vc perdendo tempo e acaba desistindo deles.
Sao bons? sim, espairam a cabeca da gente, lazer cerebral eu diria... ^.^
Ainda acho q vai continuar um tempinho mais com uma prateleira separada, agora em uma sessao para adolescentes... melhorou, viu? -.- pq vai sair mais alguns filmes no estilo e tb pela demanda de jovens na internet...
eu assisti ao primeiro ano de true blood, e concordo contigo... achei mta apelacao pra apenas ficarem sem roupa... >.> e dizem q por agora eh tao confuso, mas tao confuso... >.<