19.2.11

O Patinho Feio

O que eu posso falar sobre o Cisne Negro que ninguém falou ainda? É a história de uma bailarina chamada pra dançar os dois papéis principais do Lago dos Cisnes - o cisne branco e o negro, imrãos e rivais. Fui assistir a esse filme na semana passada, num dia que estava com uma dor de cabeça do capeta e queria ficar em um lugar escuro e calminho. imaginei que ir sozinha a um filme do Aronofski no meio da tarde me proporcionaria essa experiência, além de riscar mais um da minha lista de 'filmes do Oscar pra ver'.

Todo mundo falou maravilhas da Natalie Portman. Eu vou concordar no ponto em que ela faz muito bem a personagem daquele filme. Mas ainda falta ela me convencer que consegue faezr uma personagem 'normal'. Porque me parece q ela cresceu muito como atriz fazendo só personagens meio perturbadas ou quietonas. A bailarina, a princesa Amidala, a menina do Closer, a do profissional... Será que ela consegue ser sensacional fazendo uma personagem que precise mostrar naturalidade? Essa é minha ressalva de dar um oscar a ela agora.

Ah, e espero que também não leve o Oscar de melhor filme. É muito bom, lindo, com ótimos atores, mas o final é previsííííííííveeeeeeeeellllllllll... :P E quem me lê sabe que o que eu mais gosto num filme é uma boa história. (Até agora, meu voto para 'melhor filme' vai pra A Origem, embora acho que tenha poucas chances)

Mas o que eu achei mais bonito no filme - se é que tem algo realmente bonito naquela bizarreira toda que é o Cisne Negro - foi a maneira como o diretor mostrou a bailarina aprendendo a dançar o papel do cisne negro. Afinal, o branco ela já sabia. Reparem que no começo do filme, ela só se veste de branco em tonas as cenas, e as pessoas ao redor estão todas de preto. Conforme ela aprende a dançar o cisne negro, peças de roupa escura começam a aparecer no figurino dela. Sutil, mas lindo.

NÃO LEIA O PRÓXIMO PARÁGRAFO SE NÃO QUISER SPOILER!!!!!!

.
.
.
.

Ao ponto de, nas cenas finais, ela estar inteiramente vestida de Cisne Negro, e a 'rival' dela ter a pachorra de aparecer no camarim com a roupa completa do Cisne Branco. Papéis trocados na peça e na vida dela, além de personalidades completamente alteradas.

.
.
.
.

Em geral, gostei do filme. Tem cenas agoniantes, cenas que me irritaram por mostrarem comportamentos que eu considero de fraqueza de caráter dos personagens... Mas o filme é bom, bem feito, bem contado e muito bonito.

É perfeito pra quem não tem agonia de sangue e curte uma história bizarra. Aos outros, vale como experiência de ver algo diferente das historinhas com começo meio e fim - mas não digam que não avisei das bizarrices.

Nenhum comentário: