20.4.09

Três ratos cegos e o encadeamento de idéias

Agora há pouco aconteceu uma coisa esquisita.
Andam mexendo no ar condicionado da empresa, como comentei não faz muito tempo. Pois há alguns minutos, senti um cheiro diferente no ar.
Antes que eu conseguisse pensar ou reconhecer o cheiro, veio à minha cabeça a música 'three blind mice', aquela musiquinha infantil medonhosa em inglês.

Encafifei. Pq raios essa música?
Até que reconheci o cheiro, e fiquei impressionada com o caminho maluco que um cérebro pode fazer.

Não, não era cheiro de rato morto, muito longe disso. Era cheiro de um produto de limpeza especial para ambientes fechados e refrigerados. Não sei o nome do negócio, mas reconheci pq era a mesma coisa que usávamos no estúdio de gravação da rádio, lá de floripa.
Faz uns seis ou sete anos que trabalhei lá. A época q eu fiquei mais tempo na sala de gravação (gelada) foi quando estávamos produzindo uma radionovela baseada na peça "A Ratoeira', de Aghata Christie. E a gravação começava com 'Three Blind Mice' tocada no piano (por moi). Acho que eu ficava tanto tempo no meio desse cheiro que nem notava... até que ele se reavivou hoje.

Incrível como cheiros desencadeiam lembranças, né? Até hoje, eu lembro do dia que eu e Nina ganhamos o Mega Drive quando pego o cartucho do Castle of Illusion e sinto o cheiro de 'queimadinho' dele. (Não, ele nunca queimou, só tinha o cheiro :P).

2 comentários:

Conrado disse...

Dá uma olhada numa coisinha chamada EMDR que isso vai fazer perfeito sentido!

Alandria disse...

Memória olfativa é poderosa! Esses dias senti um cheiro de perfume e SABIA que já tinha sentido em algum lugar! Ou cheiros que me lembram a casa de parentes e amigos. Nossa, muitas memórias. E sensações de deja vu, também.

Bye bye! o/