27.6.07

Seu hobby é mais q um hobby?

Ontem eu fiz uma constatação esquisita. Que muita coisa que eu faço é impulsionado pelo meu hobby de fazer cosplays.
Por exemplo: eu sempre soube q cuidar da alimentação e fazer exercícios é importante. mas faz duas semanas q estou levando issso extremamente a sério, comer super-direitinho e correndo diariamente de 3 a 3km e meio na esteira.

No ano passado, ocorreu algo parecido. Fazia um tempão que eu precisava fazer um óculos novo. Pois calhou q eu tive vontade de fazer cosplay de um personagem que - vejam só! - usava óculos. Na mesma semana eu estava na ótica, mandando fazer um.
Alguns amigos cosplayers passam pela mesma coisa, eu acredito. Aliás, uma amiga minha não só aprendeu a costurar por causa de cosplays como se tornou costureira profissional depois disso. Tipo, mudou a vida dela!

E creio que hobbies têm um efeito muito forte sobre a vida das pessoas. Muita gente que começa um esporte por hobby vira atleta. Colecionadores selos e action figures acabam conhecendo novos lugares para ir atrás de exemplares raros. Fãs de alguns tipos de literatura tornam-se extremamente conhecedores de temas que a maioria das pessoas nem imagina.

Fora todas as pessoas que fizeram aulas de canto ou instrumentos por gostarem de música (ou que viajaram pelo mundo atrás de seus ídolos), todas aquelas que ajudaram dezenas de crianças pq adoravam tricotar. Tanta coisa acontece por causa de coisas que simplesmente "nos diverte".

E, mais importante que tudo, acho que nos hobbies encontramos amigos. Pare e pense: quantos amigos vc tem por causa do seu hobby? Só por isso, mesmo nas horas q eu penso que alguns hobbies parecem meio inúteis, tenho certeza de que eles valem a pena. Se é um hobby que diverte sem incomodar ninguém, com certeza vale a pena.

Nenhum comentário: