6.2.06

Festa Chata com Gente Esquisita

Vc viram a lista de indicados para o Oscar? gente, o que aconteceu com a Academia esse ano? Estão achando que viraram cannes ou festival de Berlim? Só tem filme sério, cabeça, pensudo (como dizia uma professora minha... :P)!!!

Achei muito estranha essa mudança. Não que eu preferisse que só tivesse filmes-explosão, como Homem-Aranha. Mas acho que deveria ter alguns. NO ano passado (e de maneira geral) ganham os filmes sérios, como a Menina de Ouro no ano passado. Mas esse ano achei seriamente que faltou um Senhor dos Anéis pra dar uma animada.

Os indicados a melhor filme foram Brokeback Mountain, Crash, Capote, Munique e Boa Noite Boa Sorte. Para diretor, concorrem os mesmos. Todos filmes pra vc sair, no mínimo, pensativo da sala de cinema.

Harry Potter, Nárnia, Batman, King Kong e Noiva Cadáver concorrem apenas em categorias técnicas (o filme do Tim Burton entrou em animação, contra o Castelo Animado e a Batalha dos Vegetais). Assim como a Fábrica de Chocolate e Guerra dos Mundos.

Não que eu acho que algum desses merecesse um oscar de melhor filme, mas gostaria de entender o que afinal se discute no Oscar. Será cinema Arte ou cinema Entretenimento? Acho que esse ano, nenhum dos indicados reúne as duas características. Pra não citar de novo o senhor dos anéis, onde estão os equivalentes a Chicago? Gladiador? Silêncio dos Inocentes? O Poderoso Chefão? Esses filmes sim reuniram arte e entretenimento. Vamos esperar a ceroimônia do próximo ano, então :/

Nenhum comentário: