23.6.05

Os Homens-Formiga

esta noite eu sonhei que uma amiga minha tinha ido morar num buraco, e isso me fez lembrar que ainda não tinha falado sobre os homens-formiga aqui neste blog.
Os homens-formiga são os habitantes originais das Ilhas Canárias. Na verdade, eles eram homens de Neandertal, mas ganharam esse apelido por causa de suas estranhas moradias.

Que eram buraquinhos nos morros.

Quer dizer, buraquinho é um jeito meigo de falar. Os caras cavavam galerias imensas dentro da montanha, com comunicações entre vários buracos e andares diferentes. Uma casa formigueiro tinha lá seus 10, 12 cômodos, todos interligados.
Nós visitamos um restaurante que originalmente era uma dessas casas. O lugar é enorme, escavado no meio de uma ladeira, cheio de cômodos e - pasmem - super bem ventilado. Porque os caras se preocupavam em abrir várias "janelas" entre um quarto e outro para facilitar a circulação do ar. E a temperatura lá dentro era bem agradável.

Além desse restaurante, visitamos um lugar chamado "El Hormiguero". Que em bom português, é "O Formigueiro". Era um condomínio de formigueiros. Alguns pareciam prédios mesmo, porque os buracos era cavados um em cima do outro, com interligações. E eram muitos, muitos buracos que iam muito pra dentro da rocha.
O mais engraçado é que eles ficavam numa altura muito grande, nas montanhas. Não era nada pertinho do nível do mar, era a uns mil metros de altitude. Imagino se muitos guanches (ese era o nome do povo) não rolaram barranco abaixo. Ia colocar a Serra do Rola-Moça no chinelo.
Creio que essa tenha sido a paisagem que mais me impressionou nas ilhas. Porque era lindo e completamente diferente de qualquer coisa que já tivesse visto.

Nenhum comentário: