9.3.20

Miojo coreano chique

Uma das cenas que muita gente comenta no filme "Parasita" (que ganhou o Oscar esse ano) é aquela em que a mãe pede pra governanta fazer um "Jappaguri". Fora o fato de que o mundo tá caindo quando a cena acontece, o tal do macarrão é mais uma metáfora do filme pra mostrar a diferença entre classes. A base do prato é um macarrão coreano de pacotinho, mas famílias mais abastadas colocam carne de primeira picadinha na mistura - ou seja, até no miojão os ricos estão melhor que os pobres.

Depois de ter provado o tal do prato no hotel em que fiquei, lá a Coreia do Sul, resolvi tentar fazer em casa. E deu certo! Os ingredientes são:

- 1 pacote de Jappaghetti (sabor original, é um miojo coreano de embalagem verde)
- 1 pacote de Neoguri ('Spicy', embalagem vermelha)
- 1 bife cortado em cubinhos médios (qualquer carne magra serve. No filme ela usa algo mais caro que Mignon ou Wagyu, mas não tem necessidade)
- Manteiga, azeite de oliva

Como preparar:

- Ferve o panelão de água e coloca o Jappaghetti e o Neoguri pra cozinhar. por isso que chama "Jappaguri", é a mistura dos dois macarrões.
- Coloca o pacotinho de tempero Jappaghetti Flakes na água. Também acrescenta meio pacote do Flakes Neoguri (se colocar o pacote todo, fica com gosto de peixe). Deixa cozinhar por uns 5 minutos.
- Enquanto isso, coloca um fio de azeite na frigideira e sapeca os cubinhos. Põe uma colher de manteiga e cobre com tampa.
- Escorra os macarrões, mas separe uma xícara dá água da fervura.
- Põe o macarrão de volta na panela, coloca o saquinho de tempero Jappaghetti "Black bean" e metade (ou 1/4) do Neoguri "Spicy".
- Acrescenta os cubinhos de carne, com o caldinho que ficou da fritura na manteira. Mexe bem pra misturar tudo.
- No fogo bem beixinho, acrescenta aos poucos a água de fervura, só pra fazer um molho bem grosso.

O resultado final é um miojão com molho bem grosso, bem no estilo oriental mesmo. O molho do Neoguri é SUPER MEGA apimentado pra padrões brasileiros, por isso recomendo usar só meio ou um quarto. Ainda assim vai ficar bem potente, mas é gostoso.

No fim, o prato é bem barato e fácil de fazer, e realmente é a carne que afeta o preço (e o sabor) no final. Acabei dando muita risada porque todos os estrangeiros estavam pedindo esse prato no hotel. Todo mundo gostou, é realmente bem saboroso. Só que na real deve ter custado centavos pra equipe do hotel fazer, e nós pagamos preço de hotel pra comer...

Mas poxa, não dava pra não experimentar, né?

Nenhum comentário: