17.9.15

Desafio do livro 22 - uma trilogia

Título: Trilogia do Mago Negro - O Clã dos Magos, A Aprendiz, O Lorde Supremo
Categoria: Trilogia
Categorias por tabela: Escrito por uma mulher, mais de 500 páginas, lido em um dia (A Aprendiz)
Índice Pá: 8

Estou bem no finzinho do desafio, falta pouco! :D Esses livros foram uma boa surpresa. Nunca tinha ouvido falar dessa Trilogia do Mago Negro, fiquei sabendo dela ao buscar no google "trilogias literárias famosas" pra essa categoria. Tava junto de Senhor dos Aneis, Bússola Dourada, Eragon, Millenium e Jogos vorazes. Fiquei bem surpresa, porque sou rata de livraria e nunca tinha visto esses livros...

Mas enfim, é pra isso que existe o desafio, né? Pra gente ler coisas que não conhece ou não está acostumado. Peguei os livros pra ler e, em uma semana, devorei os três. Não é nada genial, mas é legal, diverte. Tem muito potencial pra agradar (ou talvez enfurecer) fãs de Harry Potter, por se passar em um universo com magia.

Foi a semelhança com Harry Potter que me fez achar o primeiro livro o mais fraco dos três. Menina pobre, sem noção de magia, descobre que é uma das magas mais poderosas do mundo e vai pra uma escola de magia, onde sofre bullying de meninos riquinhos de outra "casa". Mas o diretor da escola gosta muito dela. Onde foi que eu vi isso antes? :P

Mas a história vai muito além disse. O segundo e o terceiro livro vão pra outro lado, o "harrypotterismo" desaparece e algumas cenas de ação são muito boas. Apesar de alguns desfechos serem óbvios, gostei como a autora tratou a questão do romance na escola, e (*SPOILER*) como o 'namoradinho' de infância não fica com a mocinha no final, apesar de a amizade perdurar. Porque, sinceramente, quantas pessoas no mundo continuam depois de anos com a mesma pessoa que eram apaixonadas na infância? :P

Gostei muito de ler ficção "jovens adultos" que não seja sobre um mundo pós-apocalíptico em que os jovens têm de sobreviver num ambiente hostil. Já deu o que tinha que dar, essa temática. Ah, mas história em escol também já encheu o saco, né? Pois então, acho que não! Porque (quase) todo mundo vai pra escola, a chance de se identificar ou imaginar coisas novas nesse cenário é infinita! E acho que esses livros mostram isso. Bons personagens, críveis, numa história bem amarrada. Daqueles que você pega pra ler e vai, vai, vai, até acabar (o segundo volume eu li numa tarde)!

Nenhum comentário: