1.7.15

A caminho de Compostela, parte 9 - Tá meio comprido esse quilômetro, né?

Ponto de partida: Palas de Rei
Distância até Santiago: 68km

Levantamos no total breu, tomamos s garrafinhas de suco que preparamos ontem e saímos pra caminhar umas 6h40 da manhã. A lanterninha de mineiro do Clinton (aquelas pequenininhas de por na cabeça) foi providencial, porque logo que saímos da cidade tinha um trecho de mato que não se enxergava nada.

Aliás, a manhã foi quase toda no mato e em bosques. Uma caminhada deliciosa, fomos cantando e brincando o tempo todo porque estava fresquinho. O Clinton até vestiu a capa de chuva camuflada só pra brincar de "Arqueirinho" (confie na capa!). E ele ficou invisível mesmo.

Essa é foto em que ele está mais visível.

Eu vou, eu vou, pra Santiago eu vou...

Foi tudo muito bem até o meio dia, quando percebemos que a trilha não estava batendo muito com as referências que tínhamos pegado na igreja lá em Burgos. Também tava meio diferente do livrinho-guia. Mas nós estávamos seguindo as setas amarelas - e torcendo que nenhum espírito de porco as tivesse mudado de lugar.

Em resumo, chegamos a Ribadiso ao meio-dia e descobrimos que Árzua (nossa meta) ainda estava 4km pra frente. Calculamos q isso seria uma hora e meia de caminhada, então ainda dava pra chegar lá antes do sol a pino. Caso levasse mais, decidimos que iríamos parar onde estivéssemos e esperar o sol baixar.

Deu certinho uma hora e meia. MORRO ACIMA. Gente, que subida horrorosa... Foi bem cansativo subir bem no fim da caminhada. Mas pensávamos "pelo menos não vamos ter de subir essa barranca amanhã de manhã, no escuro". Chegamos em Árzua bem cansados, e pela primeira vez na viagem toda, sentindo um pouco os músculos das pernas.

Mas aí vem a parte boa: ao chegarmos na Pensão Begônia, que tinha sido muito bem recomendada, descobrimos que eles tinham serviço de Massagem Peregrina! Uma quiroprata, a Monica, veio no nosso quarto dar jeito nas nossas perninhas (e costas, e pés, e pescoços...). Se algum dia vocês forem a Árzua, RESERVEM HORA com a Monica. O Clinton dormiu de babar durante a massagem, e eu só não dormi pq tava tentando ser legal e conversar com ela em espanhol (ela não fala inglês, mas entende português).

Depois de uma sessão relaxante, estávamos até molinhos qdo fomos comer n casa Teodora (recomendação da Monica). E que comida boa! Se forem a Árzua, RESERVEM MESA na Casa Teodora! :D Comemos um pernil com purê que dava pra cortar de colher, de tão macio.

Depois disso, carimbamos as credenciais na igreja, compramos suquinhos e fomos capotar no hotel, que amanhã ser´o dia mais longo de todos. Mas dando certo, chegaremos a Santiago!

Nenhum comentário: