21.2.15

Desafio dos livros 8 - Com as iniciais do seu nome

Título: Bagagem, de Adélia Prado
Categoria: Autor com as mesmas iniciais do seu nome
Categorias por tabela: Escrito por uma mulher
Índice Pá: 8

Eu achei, desde o início, que essa categoria seria um das mais difíceis. Porque tenho um nome duplo e dois sobrenomes, então são QUATRO letras pra bater. APFL, pra quem não sabe :P

Comecei olhndo nquela mesma list de best-sellers de onde eu achei o Sidney Sheldon pro livro do autor popular. E vi que aparentemente, não tem nenum populrzão com APFL. Tinha um russo com AP, mas achei muito pouco.

Fui olhar na Academia Brasileira de Letras, onde eu tinha pesquisado pra outra categoria. Ninguém. Fui olhando listas de escritores e poetas brasileiros, e vi a Adélia Prado em uma delas.

"Bom, se é pra ser AP, vou ler uma brasileira", pensei comigo. Aí estava tentando achar os nomes dos livros dela quando caí no verbete da Wikipedia. E começa assim: "Adélia Luzia Prado de Freitas, mais conhecida apenas como Adélia Prado..."

Mano, eu não acreditava. Eu sou APFL, ela é ALPF! As MESMAS letras, só com uma fora de lugar! Não tive dúvida, é ela mesmo que eu tinha de ler! Peguei o primeiro livro, "Bagagem", e me joguei na poesia.

O livro é muito bonitinho, e é fácil de ver por que o Carlos Drummond de Andrade gostava dela. É levinho, os poemas contam coiss do dia a dia. Especialmente do dia a dia feminino, de como você se comporta, o que pode fzer, o que não pode, e que tipo de coiss võ fazer as pessoas te olharem como louca. Foi escrito em 1976 e continua tão atual!

Eu não sou grande fã de poesia, ms essas são muito acessíveis e legais. E o livro é fininho, você vi lendo um poeminha por diua, dando uma risadinha (de engraçado ou de nervoso) e logo ele acaba. Gostei, recomendo especialmente para fãs de poesia e pra quem acha q é impossível defender ideias feministas com coisas delicadinhas, como versinhos.

Nenhum comentário: