Pra essa categoria eu pensei em ler "Sete de Paus" ou "Os viúvos", livros policiais do Mario Prata que se passam em Florianópolis. Mas como não tive acesso a eles papelmente ou digitalmente, fui atrás de outros. Pensei no 'Ensaio da Paixão', do Cristóvão Tezza, que li pro vestibular e lembro que era bom, valeria uma releitura. Mas oa pegar o livro, vi que era "numa ilha no sul do Brasil", não necessariamente em Florianópolis. Então só me restou procurar no Google.
Após muita fuçação, descobri que há muito tempo, a Editora da UFSC publicou "O Detetive de Florianópolis", reunião de textos do Jair Francisco Hamms, alguns publicados no jornal O Estado. O livro foi reeditado e colocado online recentemente, porque caiu no vestibular da UFSC 2014! Aí, falou detetive, eu me interessei, né?
O livro é muito divertido até a metade. depois diminuem as crônicas do detetive e aumentam as crônicas do dia a dia do autor, que não são ruins, mas não são tão legais. É leitura leve, gostosa, e você acaba reconhecendo vários tipinhos da Ilha. Pra quem quiser algo tranquilinho, é possível ler o livro (em Flash, aperte as setas do teclado pra trocar de página) neste link aqui.
Um comentário:
o sete de paus eu tinha. Não sei se ainda tá na casa dos pais, ou se ja foi pra frente. Mas eh bem bacana. nada demais, mas bom.
Postar um comentário