21.1.15

Desafio dos Livros 5: História na sua cidade

Título: O Detetive de Florianópolis, de Jair Francisco Hamms Categoria: Livro cuja história acontece na sua cidade Categorias por tabela: Nenhuma (pensei em "contos", mas achei que eram mais crônicas que contos) Índice Pá: 7.5.

Pra essa categoria eu pensei em ler "Sete de Paus" ou "Os viúvos", livros policiais do Mario Prata que se passam em Florianópolis. Mas como não tive acesso a eles papelmente ou digitalmente, fui atrás de outros. Pensei no 'Ensaio da Paixão', do Cristóvão Tezza, que li pro vestibular e lembro que era bom, valeria uma releitura. Mas oa pegar o livro, vi que era "numa ilha no sul do Brasil", não necessariamente em Florianópolis. Então só me restou procurar no Google.

Após muita fuçação, descobri que há muito tempo, a Editora da UFSC publicou "O Detetive de Florianópolis", reunião de textos do Jair Francisco Hamms, alguns publicados no jornal O Estado. O livro foi reeditado e colocado online recentemente, porque caiu no vestibular da UFSC 2014! Aí, falou detetive, eu me interessei, né?

O livro é muito divertido até a metade. depois diminuem as crônicas do detetive e aumentam as crônicas do dia a dia do autor, que não são ruins, mas não são tão legais. É leitura leve, gostosa, e você acaba reconhecendo vários tipinhos da Ilha. Pra quem quiser algo tranquilinho, é possível ler o livro (em Flash, aperte as setas do teclado pra trocar de página) neste link aqui.

Um comentário:

Marina Lacerda disse...

o sete de paus eu tinha. Não sei se ainda tá na casa dos pais, ou se ja foi pra frente. Mas eh bem bacana. nada demais, mas bom.