19.1.15

Desafio dos Livros 4: O primeiro de um autor popular

Título: A Outra Face, de Sidney Sheldon
Categoria: O primeiro livro de um autor popular
Categorias por tabela: Mistério e Suspense, Lido em um dia
Índice Pá: 7.5.

Para esta categoria, fui até a wikipédia ver quais os autores mais vendidos de todos os tempos. Shakespeare é o primeiro e Agatha é a segunda. Aí, como eu já tô com um Shakespeare separado pra categoria 'clássico' e o primeiro da dona Dama do Crime (que é 'I Misterioso Caso de Styles') eu já li umas 5 vezes, resolvi ver o resto da lista. barbara Cartland, a 3ª, escreve romances tipo Sabrina. Pulei. Daniele Steel escreve romances tipo Sabrina com capa de luxo. Pulei. Harold Robbins não conheço, mas dizem que tem muita sexualidde nas histórias. Pulei. Georges Simenon escreve histórias do Insapetor Maigret, que acho meio chato. Pulei. Aí o 7º colocado era Sidney Sheldon.

"Caramba, não faço ideia de qual seja o primeiro livro dele", pensei cá comigo. E lá fui eu, ler o tal "A Outra face". Segundo o New York Times, foi o melhor livro policial de 1970, ano que foi lançado. Parecia promissor.

A história é muito boa. Várias pessoas ligadas a um consultório de psiquiatra são assassinadas, e o médico vira o principal suspeito. A história mistura s ações dele com as histórias dos pacientes. Até aí, belezinha, o final foi um pouco previsível, mas foi bom. Um dos livros mais legaizinho do seu Sidney, devo dizer. Só não dou nota mais alta pra um livro por um razão: em várias partes do livro, ele usa o termo "homossexual" como ofensa. De um personagem virar pro outro e dizer "Seu Homossexual!" Isso me incomodou muito, por mais q ocorra na realidade - especialmente 45 anos atrás. E em várias outras cenas isso era retratado como errado, doença psiquiátrica, etc. Não gostei, acabou tirando um pouco a graça do livro pra mim. No mais, legalzinho, vale a curiosidade.

Um comentário:

Dani disse...

"Daniele Steel escreve romances tipo Sabrina com capa de luxo. Pulei." - melhor descrição. =P