4.1.14

Me lembrei da Nina

Ontem tava muito quente e dormi com a janela um pouco aberta. Até parece que eu não me conheço: PUMBA, acordei com a garganta incomodando. Aí, pra que o problema não evoluísse (e nem atrapalhasse minhas camelices semana que vem) acionamos o "programa chinês de contenção de dor de garganta". A nina ia amar - me lembrei dela pq ela também estava lidando com uma dor de garganta chata esses dias.

É muito simples: existem alguns alimentos que são reconhecidamente bons em matar germes e 'limpar' o organismo. Entre eles, gengibres, pimentas, alho e canela. E pra dar um reforço nas vitaminas, verduras. POSINTÃO.

Corte uma berinjela em tirinhas e cozinhe por uma hora (ou na pressão) num molho de PIMENTA VERMELHA CHILI com óleo de girassol. A berinjela tem vitaminas A, B1, B2, B3, C e betacaroteno, além de ser pouco calórica. O óleo de girassol tem ômega 6, vitamina E e reforça as defesas do organismo. A pimenta chili é adstringente, mata germes e tem ação de desobstrução nasal. Ou seja, limpa e desentope. O problema é sobreviver à mistura, pq o negócio arde. Mas ARDE. Você pede perdão por todos os seus pecadinhos e pelos da humanidade também. Mas o efeito é imediato: você sente a garganta limpando e o nariz desentupindo na hora.

Mas tá, como resolver o problema 'queimante'? Do jeito chinês também: acompanhando todas as refeições com chá quente! :D Vários goles de chá de gengibre com um pouco de mel tiram a queimação da boca.

Resultado final: sabor 1 x 10 garganta saudável. Só não dou zero pro sabor porque admito: eu gosto das berinjelas. Em situações normais eu comeria de boa com uma coca zero gelada. Mas crianças, não tentem isso em casa sem a supervisão de um adulto!

3 comentários:

Carmen disse...

Não quero nem saber o "jeito chinês" de solução para alguns outros probleminhas de saúde.... vichi!!!

Marina Lacerda disse...

eu fiquei no chá de gengibre. acho q meu coração nao ia aguentar esse troço ai nao! O gengibre já me da taquicardia!

Celina Luiza disse...

o.O
beringela com pimenta chili??
OMG!!! ja experimentei chas bizarros, como alho + limao+mel....
ate hj isso nao entra no meu sistema! heheheh
mas vou experimentar a beringela...com algo mais suave como tempero XD