1) Eles ainda votam no papelzinho. Faz duas semanas e o resultado ainda não saiu. Coisa atrasada, né?
2)As eleições em cada cidade/estado são em datas completamente diferentes, até em anos diferentes. Isso é pra impedir que projetos em conjunto sejam esquecidos ou perdidos pq mudaram todos os governos.
3) O mais diferente: você não vota em um candidato, vc coloca números no lado do nome de cada candidato na ordem de preferência. Então, se tem 7 candidatos a prefeito, você coloca os números de 1 a 7 do lado dos nomes, do que você quer mais para o que você quer menos. O que acontece, que é meio bizarro, é uma pontuação tipo campeonato de Fórmula 1 - o cara que ganhou um monte de 2º ou 3º lugar tem chance de levar a eleição na contagem de pontos no final.
O interessante é evitar a polarização da eleição em dois partidos (que estava acontecendo aqui e se encaminhando pra mesma situação dos Estados Unidos). Por enquanto, a apuração tá mostrando que apesar de Liberals e Labor estarem com mais votos, tem MUITA gente que colocou o Bullet Train Party no começo da lista pra evitar votar nos partidos maiores.
Aliás, eu não acharia nada mal um trem bala Canberra-Sydney. Esses caras pelo menos tinham UM projeto. Os partidos maiores ficaram só no bla bla blá a campanha toda. Até parece outro lugar que conheço...
Nenhum comentário:
Postar um comentário