22.4.11

As aventuras da Pá no meio do mato - Parte 2: Bom dia, Gollum!

No outro dia, levantamos bem cedo (6h30) pra tomar café e ir para o Abismo. Comemos Pão com mortadela e queijo, um bolinho e um suco. O suco era de pozinho, bem sem graça, mas buenas :P

O táxi do motorista Éldson, ou Ildson, ou algo assim, nos levou até até a entrada do abismo. Tinha mais um rapaz pra descer conosco. E ele não tava muito empolgado. Perguntei por que, e ele me levou por uma plataforma até uma área onde dava pra ver a entrada do buraco. Eu entendi de onde vinha a preocupação dele.

O abismo Anhumas é um buraco de 75 metros de profundidade que termina num lago subterrâneo. O único jeito de entrar é com rapel - pra sair, tbm. Mas enfim, colocamos os equipamentos de segurança e fomos. Descer em dupla é mais seguro, porque se um cair, fica pendurado no outro. O outro leva um belo tranco, mas pelo menos ambos sobrevivem

Desci com o Clinton e o Leonardo desceu com o guia. Lá dentro é meio escuro, só entram os raios de sol pela boca do buraco. Mas dá pra ver as estalactites e o lago lá embaixo... muito surreal. Na hora, aquela escuridão, o barulho da água pingando e aquelas formas esquisitas embaixo d'água me fizeram pensar na caverna do Gollum, onde o Bilbo acha o anel. Não ia me admirar se na hora que eu chegasse perto do lago ele agarrasse meu pé :P

Ó a gente nas cordas de subida e descida!

Descemos em uns 15 minutos, aí demos uma volta com o guia André de barco, pra conhecer a caverna. As estalactites e os cones subterrâneos são fantásticos. E depois, colocamos as roupas de neoprene pra nadar no lago. GELADO, MUITO MUITO MUITO GELADO. Admito que pensei em desistir, de tão frio, mas sabia q não era por muito tempo. E o fundo do lago é muito de outro planeta, valeu muito nadar e explorar com as lanternas.

Saímos da água, comemos um pão que trouxemos do hostel, trocamos de roupa no incrível banheiro com 'azuleijos de 30 mil anos' (vulgo cortininha na frente da pedra) e começamos a subir. Eu tava tão gelada q subi super devagar, levei uns 40 minutos :P Mas poucas vezes voltar pro sol foi TÃO gostoso.

Voltamos no táxi do Weldenson ou algo assim pro hostel e perguntamos se tinha algum passeio que poderíamos fazer de tarde. Como viram que éramos dois empolgados, sugeriram alugar bicicletas e ir até o Balneário, a 7km da cidade. Aproveitei pra agendar passeios pros dias seguintes, também. Alugamos duas bikes (R$ 10 pelo dia todo) e saímos pedalando pela rua principal de Bonito.

Fizemos uma parada estratégica na Casa do João, onde comemos uma traíra sem espinha. Delícia! Recomendado a quem for lá! E tivemos força pra continuar pedalando até o Balneário.

Lugar tranquilo, é meio que um parque com um rio onde as pessoas podem nadar. O rio é CHEIO de peixes, eles chegam super perto, pra ver se seu pé não é minhoca. Andamos um tempo lá, tomamos um guaraná gelado, molhamos os pezinhos, seguramos vela pro canadense do hostel que tava lá no maior climão com a inglesa, descansamos da pedalada... e voltamos a pedalar pra voltar antes que escurecesse - pq a estrada não tinha iluminação. E pegamos a maior chuva no caminho.

Deixamos as bikes no hostel e tomamos um super banho pra desencracar. Perguntamos onde rolava jantar, e nos indicaram o Taboa, um bar famoso pela cachaça. Fomos andando e, chegando lá, pedimos uma caipirinha. Cachaça pura não rola, né?

Pois AINDA bem q pedimos só uma caipirinha, e não o treco puro. Eu acho que usaram a tal Taboa pra lançar a Challenger, no mês passado. Forte pra caramba! Mas muito gostoso, pq é feito com cana de açúcar, mel e canela. Vale a pena provar (O ministério da saúde adverte: aprecie com moderação). Comemos carne de sol com mandioca frita e voltamos papeando a pé pro hostel.

Chegamos e capotamos. Muito capotados.