Por que acho que Avatar não deve ganhar o Oscar
Agora que meua pais assistiram ao filme, posso aqui fazer meus comentários. Diferentemente das idéias que o título deste post possa despertar, eu gostei do filme. Só não acho que deva ganhar o oscar.
Tecnicamente, Avatar é espetacular. As imagens são lindas, o 3D é muito bom. O som está muito bem feito e a trilha sonora se encaixa bem com a narrativa. E é aí que entra o problema: o roteiro do filme. So faço uma pergunta: Alguém aí viu Pocahontas?
Essa história de "herói que vem de outro mundo se apaixona pela filha do líder da tribo (que estava prometida ao grande guerreiro e fala com a natureza) e se vira contra seus iguais para lutar pela cultura da amada" já foi mostrada de forma lindíssima em Pocahontas. Só trocaram John Smith por Jake Sully - mantiveram até o JS. Ou seja, pra mim, a história contada em Avatar não trouxe nada de novo. Se forem argumentar sobre a mensagem de cuidar da natureza, ok, ela é bonita, neceessária, mas Al Gore já ganhou um oscar por isso com Uma Verdade Inconveniente, tbm.
Acrescento a opinião dada pelo diretor brasileiro Hector Babenco, que vota todo ano no Oscar por já ter sido indicado com O Beijo da Mulher-Aranha. Ele diz que vota nos filmes que dão a ele sensações diferentes e especiais ao sair do cinema, e por isso, seu escolhido para esse ano como Melhor Filme foi Up-Altas Aventuras.
Dito tudo isso, volto a dizer que Avatar é um ótimo filme e que DEVE ser visto, dada a toda a sua inovação tecnológica, usada de maneira impressionante em uma história bonitinha. Tomara que leve muitos Oscars em categorias técnicas, pois merece. Mas pra mim, 'o melhor filme do ano' tem de ser completo: técnica, roteiro, atores, tudo. Tem que dar essa 'sensação diferente'. Sei que muitos a tiveram por Avatar, e as bilheterias comprovam isso. Mas nhá, eu quero mais. Não vi todos os indicados, mas se assistir a mais alguns, comento com vcs. =^.^=
2 comentários:
concordo com vc Ana! Eu senti a sensação de Deja'vu no roteiro... é um filme lindo, mas acho que há outros filmes que levariam melhor o título.
Ainda não vi Guerra ao Terror, mas já me falaram que vale ganhar a estatueta.
Mais do que ver Pocahontas, eu vi Ferngully! Que é a mesma coisa, mas entre espécies diferentes de fato, e com tratores querendo colocar árvores abaixo! E eu simpatizei com Jake Sully, ao contrário do outro JS, que eu sempre achei um babacão (adorei o final de Pocahontas 2, aquilo foi bem criativo pra DISNEY, convenhamos).
Fui só eu que tive a sensação de "japoneses já teriam inventado tudo isso enquanto dormiam e com as mãos amarradas... a diferença é que teria saido dez anos antes, e seria uma animação"?
Postar um comentário