11.9.09

Essa moda de vampiros

As pessoas que moram neste planeta já devem ter ouvido falar de 'Crepúsculo'.
Os 4 livros da série - que conta história de uma garota q se apaixona por um vampiro - estão entre os mais vendidos em todo o mundo há semanas.

Eu li o primeiro volume. É legal. nada que tenha mudado minha vida, mas tem um enredo legal e um personagem principal bem agradável, especialmente para o público feminino. A mocinha é uma mosca morta, mas tudo bem, eu acho q a intenção da autora foi faezr com q as leitoras se sentissem melhor do q ela. E tem algumas coisas diferentes dos universos mais tradicionais de vampiros, como uma convivência pacífica com humanos e a possibilidade de sair ao sol.

Pois esse livro me fez pensar o quanto eu odeio fanatismos motivados por visão estreita.
Graças aos céus, meus amigos fãs de crepúsculo também conhecem várias outras obras e a gente conversa bem sobre os assuntos. Mas eu tenho vontade de sacudir aquelas pessoas que endeusaram a saga e a colocaram como a melhor coisa já escrita na face da Terra. NÃO É, definitivamente.

O 'problema' é que ele é um livro fácil de ler, bem montadinho, voltado para um público q quase não lê: jovens na casa dos 17-19 anos. Aí, moleque pega o negócio, lê, a vida dele muda e ele acha que aquilo é o melhor do mundo! Poxa, é uma pena, pq em vez de criar uma legião de novos leitores de várias obras, o livro está criando uma legião de fãs de Edward Cullen :P

E me chateia ouvir, como eu ouvi hoje, que o Edward Cullen é o vampiro mais charmoso e poderoso que já existiu. Bom, Lestat de Lioncourt deve estar se revirando no caixão. Assim como o próprio Drácula. Pq tenho certeza q quem fala isso não tem a mínima idéia da história desses dois personagens.

E foram esses fãs q deram ao robert pattinson e à Kristen Stweart vários prêmios no MTV movie awards desse ano. POXA, disser q ELES são melhores atores? Eles são jovens e esforçados, mas cruzes, a base de comparação tem de estar muito baixa pra dizer q eles são os melhores. Se era pra votar em filme pipoca, q tal Robert Downey Jr. Em Iron Man?

Anfã, não vou criticar Crepúsculo, pq o livro é divertido. Minha crítica é contra o pessoal q, sem conhecer mais opções, idolatra algo. Seja obra, 'celebridade', crença... É bom ser fã, mas sem o 'nático'.

4 comentários:

Oro disse...

Assino MUITO embaixo—fora de gostar do livro, uma das poucas coisas que eu peguei abuso sem nem sequer ler, justamente por causa desse fanatismo sem noção da massa. :P

Alandria disse...

Então... concordo com você! Ser fã é legal, fanatismo é péssimo.

Gosto bastante de Crepúsculo, mas encaro como uma história adolescente com apelo romântico ligeiramente fanservice... XP Na verdade, encaro comparando com a pilha de fanfics de romance que já li na vida - me pergunto se a autora já não teria sido escritora de fanfiction no passado, porque alguns clichês são básicos.

Mas assim como eu gosto de romances adolescentes com alguns clichês (ou não leria shoujo mangá... XP), eu também odeio fãs fundamentalistas, endeusamento, "character bashing"... todo tipo de coisa como essa que não acontece só com Crepúsculo, mas também com fanfiction e outras obras, oficiais ou não.

Reconheço sem pensar duas vezes que a série não tem absolutamente nada de genial. Mas é muito divertida e inofensivamente apelativa, então continuarei lendo. De forma consciente. XP

*volta pra Amanhecer*

Alandria disse...

P.S.: Lestat provavelmente é um vampiro muito mais sedutor que Edward Cullen. Aliás, se o livro fosse só o Edward, já teria parado de ler... XP

disse...

Gi, quem dera todos fossem sensatos como vc! :* Disse tudo!