6.1.09

Ano novo, português novo

Entre minhas ideias para o novo ano, então uma visita à comunidade europeia, saltar de paraquedas e trocar de micro-ondas.

Tá, não é nada disso, mas é só pra exemplificar como ficou nossa escrita a partir de 1º de janeiro. Aqui no trabalho, já adotamos o acordo ortográfico. Os literatos que me desculpem, mas o tal acordo é um fuá.

Caíram os acentos de ditongos abertos, como éi, ói e éu (com exceção das oxítonas, como chapéu e céu - oxitona terminada em ditongo é acentuada, lembram?). Mas agora, é 'ideia' e 'heroico'.
Sumiu o trema. Aqui no trabalho, a única palavra que ainda leva trema é Bündchen. E olhe lá, só porque é nome.
E o hífen eu me privo de explicar, porque ainda não entendi a regra nova. Só sei q mudou muita coisa. Assim que eu entender, explico :P
Boa sorte a todos com as mudanças, que já estão valendo para concursos e vestibulares :*

Nenhum comentário: