14.6.07

A praga das continuações de filme

Pra detonar um bom filme, basta resolver que ele vei ter continuação. Poucos filmes conseguiram sobreviver após terem suas sequências.
Um exemplo claro disso foi Matrix. O primeiro foi revolucionário. Já o terceiro (que por acaso se chamavba Revolutions) era um horror, uma das coisas mais chatas e sem sentido que o cinema já viu.

Para dar um contraponto recente, temos o Senhor dos Anéis. O terceiro é o melhor deles. Mas é um caso raro, que eu expandiria apenas para Star wars (os filmes antigos) e Indiana Jones. E talvez para mais algum aí que tenha esquecido.

Mas de maneira geral, o 3º filme é beeem meia-boca. De volta para o futuro 3 é um horror. Pânico 3 é um horror. Eu tenho uma vaga lembrança do que vocês fizeram no verão passado é um horror. X-men 3 é um horror. Highlander 3 é um horror e Highlander 4 é um pecado que o Cristopher Lambert terá de expiar até o fim dos tempos. E valha-me deus, o que foi Karatê Kid 4?

Ok, eu concordo que quando os primeiros filmes são legaizinhos, dá voltade de fazer mais. Aliás, dá DINHEIRO fazer mais. Porém existe limite. Para meu delírio, este ano foram lançados vááááárias continuações, e infelizmente elas seguem as tradições.

Começando com Homem-Aranha 3. Me disseram que este filme está melhor q o 2º. Desculpem-me, não fui ver. O excesso de aborrescência do segundo filme já me deixou tão irritada que não tive coragem de assistir algo que tinha mais vilões e mais meninas disputando o Peter Parker. Além de um simbionte alienígena.

Mas aí, eu assisti Shrek 3. Pude ir a uma exibição especial da Dreamworks, e ok, o filme é legalzinho. Não mais q legalzinho. Vale pela cena em que as princesas resolvem arregaçar as manguinhas e brigar, mas não tem o mesmo brilho dos outros. mas ainda não é lá perda de tempo.

Agora, minha grande decepção foi Piratas do Caribe 3 - No Fim do Mundo. Eu esperava MUITO desse filme. Adoreio os dois primeiros, adorei o Jack Sparrow, adorei os desafios e aquela tripulação doida.
Mas saí do terceiro filme completamente com um muxoxo. Por sorte, assisti com amigos que adoro e isso fez valer, pq se eu estivesse sozinha teria tido um treco de raiva (razões que explicarei em um post detalhado sobre o filme, ou pessoalmente caso eu desista de escrever). O roteiro é muito confuso, quebrou meu encanto.

E aí eu paro pra pensar que o próximo filme do Harry Potter é a Ordem da Fenix (mais aborrescentes!) e o próximo blockbuster anunciado é O Quarteto fantástico e o Surfista Prateado. caramba, acho que vou ficar algum tempo sem ir ao cinema... Alguém aí me sugere algum filme não blockbuster que valha um ingresso?

Nenhum comentário: