8.7.05

O Problema dos Piratas Ferozes

Vou deixar pra vocês um probleminha pra pensarem no fim de semana. Porque exercitar o cérebro é bom de vez em quando. Tá, cansa, e muitos leitores. Acabaram de entrar de férias. POR ISSO MESMO, não deixem os neurônios encherem de bolor. Ou biloros, sei lá.

Era uma vez um navio tripulado por 10 piratas terríveis, mas muito organizados. Após voltarem de um saque que lhes rendeu 100 moedas de ouro, estavam pensando na melhor maneira de dividir as moedas entre eles.

Entre estes piratas, porém, havia uma regra de que o mais feroz deveria sugerir como dividir o saque, e após a sugestão todos votavam se era uma boa solução ou não. Se ele obtivesse ao menos metade dos votos (metade, não maioria), a proposta era aprovada. Se ele não obtivesse metade, ele era singelamente atirado aos tubarões e o segundo pirata mais feroz faria uma nova sugestão de divisão.

A pergunta é: Qual a sugestão mais lucrativa que o pirata mais feroz pode fazer e que será aprovada por todos?<br>
Há duas regras:
1) Os piratas têm um raciocínio extremamente lógico.
2) Eles preferem ganhar um punhado de moedas a empurrar um companheiro da prancha. Agora, se ficarem de mão abanando...

Uma dica pra todos. Um pirata ganancioso e feroz não divide moedas como nós, pessoas boas, e a resposta não é nada óbvia, apesar de logicamente correta. Como no fim de semana eu tô de plantão, devo colocar a solução no blog até segunda. Enquanto isso, coloquem suas respostas nos comments.

Nenhum comentário: