25.4.05

Posso falar de Fantasma da Ópera de novo?

Sei que já deve estar enjoando. Mas puxa, eu fui assistir a peça aqui em SP, tinha que comentar no blog, né? E esse é um tema que eu realmente gosto (juuuuraaa....).

Pra começar, eu e minha amiga corremos horrores pra chegar na hora. Ela, pq estava de plantão no serviço até em cima da hora. Eu, pq fiquei presa num vagão de metrô estragado. Mas nos encontramos na porta quando estava tocando a terceira sineta, e corremos para nosso lindo lugar.

E agora, as minhs críticas. Sim, porque foi tudo lindo e maravilhoso, mas para algo que no meu conceito é visto como "sonho", teve coisas boas e coisas ruins.
A primeira, e a que mais me incomodou, foi o fato de que o Fantasma fazia força pra cantar. Ñão foi só uma impressão que tive naquela coletiva que fui, mas algo real. Que não atrapalha em nada o resultado final, mas ao ouvir a vozinha de anjo das Christines, um pouquinho de força no Fantasma já fazia "peso" no som.
Aliás, Kiara Sasso (que fez a maior parte da christine na peça que vi) foi fenomenal. "Se eu te encontrasse outra vez" (versão de "wishing you were somehow here again") foi espetacular. "Pensa em mim" (think of me) fez muita gente chorar, e foi muito bem intrepretada. Nesta canção, ela começa bastante tímida e depois se mostra como a nova diva do teatro. A mudança no tom de voz da cantora foi perfeito.
Achei a Carlotta bastante boa, mas menos caricata do que eu imaginava a personagem. Mas que garganta tem essa danada!
André e Firmin são mesmo uma ótima dupla. Firmin é o mesmo ator que fez o Amus, do Chicago. Em alguns trechos, a graça do Sr. Celofane invade o diretor de ópera e o personagem rouba a cena com uma ou duas palavras. Excelente.
E o Raul... Que voz linda, que pessoa linda, que ator perfeito para o papel! O ator (Nando Prado) tem o rosto de um príncipe da disney, ficou perfeito como par romântico da mocinha.
E puxa, eu quero uma roupa daquelas do baile de máscaras!

Uma coisa engraçada é que, vendo a peça pela segunda vez, ela parece muito diferente. a primeira vez foi mágica, tudo fazia parte de um momento encantado em que eu ia realizar um sonho. A segunda foi muito diferente. Parte da mágica se dissipou, mas pude apreciar mais o esforço técnico para fazer algo tão bonito. Reparei mais nas coreografias, nas roupas, nas mudanças de cenários. Caramba, aquele povo deve sair até mais magro no fim da peça, porque é muita coisa acontecendo! Mas puxa, é muito bom!

No meu conceito, esse é aquele tipo de coisa que mesmo que a pessoa não goste do estilo, vale a pena ver para saber do que se trata. Assim como toda pessoa tem de ler algum cânone da poesia, tem de viajar para algum lugar muito diferente de casa, tem de assistir algum esporte no estádio, acho que assistir a uma peça desse porte é daquelas experiências necessárias para a formação cultural geral de qqr um.

E para quem gosta, é obrigatório. O fantasma da ópera está em cartaz no Brasil! Vão assistir, e logo! =^.^=

Nenhum comentário: