12.8.04

Pá e Pai passeando em São Paulo, uma aliteração familiar

(pra quem não sabe, aliteração é um recurso de redação pra fazer charminho repetindo consoantes)

Eu curto igreja pra caramba. Não de frequentar, nesse quesito sou uma nulidade. Prefiro minha conversa particular com papai do céu. Mas eu curto muito visitar igrejas, pelo simples fato de que na maioria das vezes elas são muito lindas.

E aí que ontem meu pai estava aqui em SP pra uma reunião, e a gente tirou a manhã pra passear. Fomos até o largo São Bento, com destino à Santa Ifigênia. Mas paramos na Igreja de São Bento, logo na saída. Por fora, uma das igrejas mais sem-graça da paróquia.

Mas por Deus, o que é aquilo por dentro?

Todas as paredes são pintadas. A maioria em estilo renascentista, com imagens de anjos e santos. Mas há uma capela mais retirada, à direita, com uma pintura de Jesus bem grande no teto arredondado, extremamente bizantrino. Nos chão, quando a pessoa se ajoelha, dá de cara com a mensagem "vem e adora" em latim.
O teto também está pintado. A imagem está bastante escurecida, mas me pareceu ser uma representação do céu. Há uma espécie de "andar de cima", com aberturas em forma de arcos, que meu pai explicou ser o local onde ficavam os nobres, sem se misturar com o povo - que ficava no andar de baixo. Tipo, os ricos mais pertinho do céu. E tem o órgão, claro. Não tão gigantesco quanto o da Sé, mas com canos mais altos.

O lugar é escuro, e pra enxergar as pinturas é preciso chegar perto. Mas vale a pena dar uma olhada, porque é um lugar riquíssimo em detalhes. Aliás, por falar em detalhes, a única cruz "de crucificação" da igreja é a que está no altar. Todas as outras (e são muitas), têm os quatro braços do mesmo tamanho. Se isso significa alguma coisa? Não sei. Mas é interessante.

Nenhum comentário: