25.9.03

Exposição da Tate Britain

Hoje fui à Oca (construção que parece um ndisco voador no Parque do Ibirapuera) ver a exposição de arte comtemporânea inglesa com o acervo da Tate Britain.

Tava muuito legal. Alguns quadros eram resquícios de pop art, outros eram completamente conceituais. Alguns era só loucura mesmo, que descrevi para um amigo como "se tivessem saído direto de um tubo de chantilly sob pressão".

Um dos mais polêmicos era um copo d'água em uma prateleira de vidro no alto da parede, chamado "O Carvalho". O autor da obra dizia que aquilo era um carvalho. Uma explicação resumida: assim como ao olhar a Mona Lisa, o observador faz um pacto com a obra e vê uma pessoa, em vez de apenas tela e tinta, ao observar aquele copo, ele faria esse mesmo pacto e já o veria transformado em carvalho, não vidro e água. Simples, não?

Mas sério, tem monitores lá que explicam todas as obras. Vale muito a pena daruma olhada. Ah, e essa semana começou a Bienal de Arquitetura, que falaram que está fantástica. Vou ver se apareço por lá logo.

Pra quem não sabe, a Oca é aquele lugar onde fizeram a mostra dos guerreiros de Xi'an (que chamou 800 mil visitantes!!!). A Tate fica lá até 26 de outubro. Não sei quanto é o ingresso porque entrei de graça... =^.^=

Nenhum comentário: