14.1.10

Correção no post anterior

"Joia" não tem mais acento.
Feio, anfã, mas é real. Concordo que o acento não tinha necessidade de existir, por ser apenas "sonoro". Então, arrumei a frase do fim do post anterior.
A quem interessar possa, a frase seguinte agora tbm é toda sem acento: "A plateia admira estreia das joias europeias".

3 comentários:

Alandria disse...

Quando eu penso que comecei a aprender sobre as novas regras de acentuação... eu me confundo de novo! x_x Problema é que, conforme vamos lendo muitas coisas, vamos assimilando alguns acentos não pela regra de acentuação, mas pelo repertório de palavras criado, pelo hábito. Aí para lembrar das novas palavras, considerando que a maioria das publicações ainda não as usa assim para a gente memorizar... problema. x_x Ainda estou tentando entender por que paraquedas ficou junto, mas guarda-costas não...

Quanto a viajar para a Europa, também gostaria muito. Acho que faria dessas excursões de 15 dias, passando por vários países. Assim não daria briga aqui em casa, porque eu sei que a minha mãe gostaria de passar mais tempo em Portugal do que numa Inglaterra ou França ou Espanha... ela adoooora coisas de Portugal. ^_^"

Anônimo disse...

O maior bem que poderia ser feito seria abolir todos os acentos e junto com eles o cedilha. A maior parte das pessoas decora acentos, nunca as regras - isso as torna irrelevantes.

Olhar em algum lugar se tal palavra tem acento... no que isso difere de olhar como ela seria pronunciada?

Mas vamos confundir nossos pequenos! Jogar fora uma infinidade de bons livros! Ou vai oferecer um livro "errado" aos pequenos em processo de aprendizado?

Enquanto isso releio um volume do final dos 1800 escrito pelos ingleses, sem a menor dificuldade. Curiosamente sem acentos.

Que venha daqui a uns 20 anos uma nova reforma! Existe chance deste post escrito sem acentos sobreviver? Quem sabe... Endy.

Conrado disse...

E que outro motivo há para um acento existir além da sonoridade? :P